O “Grupo Folclórico de Faro”, o mais antigo grupo de folclore do Algarve, e um dos mais antigos e representativos do país comemora no próximo dia 10 de Junho o 79º aniversário.
Formado pelos mais habilidosos “bailadores de corridinho e tocadores de harmónio” que animavam os bailes em terras algarvias, nos anos 30, o Grupo Folclórico vai levar então a cabo eventos comemorativos.
Assim, para marcar o aniversário, no dia 9 de Junho, pelas 22:00 horas, o Grupo Folclórico de Faro apresenta-se num espectáculo em Faro, no palco do Passeio da Doca, totalmente preenchido pelas três vertentes culturais do Grupo: cancioneiro, grupo infantil e grupo adulto.
No dia seguinte, data oficial do aniversário, o Grupo organiza um almoço-convívio com início às 13h00, dirigido a elementos e apoiantes, no sítio da Jardina, em Faro.
Nas duas últimas décadas, o Grupo Folclórico de Faro tem sido embaixador da cultura algarvia no mundo, participando em inúmeros festivais de folclore nacionais e internacionais.
Espanha, França, Marrocos, Canadá, E.U.A., Itália, Brasil, Turquia, Suíça, México, Hungria e República Checa foram alguns dos países visitados pelo Grupo, sendo que a maioria dos convites surgem no âmbito do CIOFF - Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore, organismo internacional ligado à UNESCO.
A actividade do Grupo estende-se também às pesquisas e exposições etnográficas, ao ensino das danças regionais nas escolas, à organização das “Tardes de Folclore Infantil”, dos “Encontros de Cantares de Boas Festas” e do “FOLKFARO – Folclore Internacional Cidade de Faro”, o maior certame do género realizado a sul do Tejo, certificado como festival CIOFF, e que, este ano, decorrerá de 15 a 23 de Agosto.
O Grupo Folclórico de Faro, criado em 1930, é uma referência no panorama do Folclore Algarvio, tendo-lhe sido atribuída, em 2002, a Medalha de Ouro da Cidade de Faro. |
Sem comentários:
Enviar um comentário