domingo, maio 03, 2009

Retirado do Blog Pedra Formosa:


Sobre o Centenário de D. Afonso Henriques

A Direcção da Sociedade Martins Sarmento congratula-se com a recente aprovação pela Assembleia Municipal de Guimarães de uma moção onde se solicitava “ao Presidente da República que, como Chefe de Estado e sucessor no cargo do primeiro Rei de Portugal, promova, isoladamente ou em conjunto com o Governo e Assembleia da República, a comemoração nacional do 9.º centenário do nascimento do fundador da nacionalidade Portuguesa e primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques”.

A Sociedade Martins Sarmento, reconhecendo o esforço desenvolvido pela autarquia vimaranense para que em Guimarães o centenário seja assinalado de modo condigno com a dimensão de D. Afonso Henriques e com a sua ligação histórica a esta terra, entende que a comemoração afonsina não deveria passar sem a dignidade de uma celebração de dimensão nacional. Nesse sentido, dirigiu, a diversas autoridades ao Presidente da República, ao Ministro da Cultura, ao Presidente da Câmara Municipal de Guimarães e a outras entidades nacionais uma carta em que alertava para a efeméride e se disponibilizava para contribuir para que a que os 90 anos de Afonso Henriques fossem comemorados “com a dimensão e a dignidade devidas ao primeiro Chefe de Estado de Portugal”.

Aqui fica a transcrição da carta, enviada no dia 16 de Julho de 2008:

“A historiografia contemporânea tem como assente que D. Afonso Henriques nasceu no ano de 1109, pelo que no próximo ano passarão novecentos anos sobre o nascimento do fundador da nacionalidade portuguesa e do primeiro rei deste país.

O peso incontornável do vencedor de S. Mamede na nossa história e a relevância do papel do seu contributo para a formação deste país e para a sedimentação da nossa identidade colectiva impõem que o centenário seja assinalado com um programa de dimensão nacional, à altura da importância da efeméride.

A Sociedade Martins Sarmento vem por este meio dar a conhecer a Vossa Excelência a sua disponibilidade e a sua vontade para contribuir para que, durante o ano de 2009, 0 IX Centenário de D. Afonso Henriques seja comemorado com a dimensão e a dignidade devidas ao primeiro Chefe de Estado de Portugal.”

Das respostas recebidas destacamos a que foi recebida da Presidência da República, de 28 de Julho de 2008:

“Acuso a recepção e agradeço o envio da carta de V. Exa. de 16 do corrente, bem como disponibilidade manifestada pela Sociedade Martins Sarmento”.

E a que foi enviada do Ministério da Cultura, em 25 de Julho de 2008:

“Relativamente ao assunto em epígrafe, em resposta ao v/Ofício nº 657 de 16/07/2008, encarrega-me Sua Excelência o Ministro da Cultura de referenciar a recepção do mesmo e de agradecer a V. Exa. a vontade expressa de assinalar com a dimensão e a dignidade correspondente, e em sede própria, os centenários do nascimento do fundador e primeiro monarca de Portugal”.

Até ao momento, não há notícias de qualquer programa do Estado português para assinalar o centenário do nascimento do rei fundador. A Sociedade Martins Sarmento espera que a iniciativa da Assembleia Municipal ainda vá a tempo de produzir o efeito desejado e que o Estado português não deixe no esquecimento o primeiro responsável pelo nascimento do nosso país.

--------------------------------------
Claro que não vão fazer nada, o que importa neste momento é a crise, a palavra-chave que dão para todas as decisões que são tomadas, o que se vê é uma grande crise de valores, onde não existe sentido de comunidade, só egoismo, e as datas marcantes de um País já não são lembradas, só meia dúzia de pessoas é que se lembra, já o dia de Portugal querem passar para o dia de Portugal e das comunidades portuguesas. Estes chulos que nos desgovernam e nos roubam querem lá saber de quem amava a sua pátria e deu tudo por ela, o que lhes interessa é o seu bem estar, a identidade do povo não interessa nem convêm ser exarcebada, porque temos de abraçar as outras culturas, não podemos ter orgulho na nossa, o multiculturalismo é que é bonito. 
A Assembleia da República é um circo, o que é pior é que eles não são os palhaços, os palhaços somos nós! Os artistas são os deputados que comem a nossa conta e cospem na nossa História.



Sem comentários: