sábado, outubro 14, 2006

Câmara de Lagos e Universidade de Lisboa juntas na investigação do Monte Molião, situado na antiga cidade de Conistorgis

"Entre os célticos, Conistorgis é o centro mais conhecido" (Estrabão, III, 2,2).

Estela de Bensafrim



Para que as escavações e investigações arqueológicas no Monte Molião fossem possíveis, a Câmara de Lagos estabeleceu um protocolo de cooperação com a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com a Fundação da Universidade de Lisboa e com o Uniarq - Centro de Arqueologia.


Este protocolo, vigente por quatro anos, visa o estudo, divulgação e preservação do sítio arqueológico do Monte Molião. A equipa da especialista Ana Arruda, composta pelos arqueólogos Elisa Sousa e Pedro Lourenço (Uniarq), esteve durante dois meses a realizar todo o trabalho de escavação e de compilação bibliográfica e documental sobre o Monte Molião. Ana Arruda foi escolhida para liderar este projecto, por ser especialista em arqueologia dos Fenícios e dos Cartagineses, tendo já realizado investigações no Sul do país. O presidente da Câmara de Lagos explicou ao «barlavento» que a ajuda de Ana Arruda tem sido «decisiva» para este projecto, e que ela e a sua equipa são «os melhores na área para realizar esta investigação». Júlio Barroso espera que, «desta parceria, resultem bons frutos, quer para Lagos, quer para a Universidade de Lisboa».



12 de Outubro de 2006

Sem comentários: