domingo, outubro 08, 2006

Actividade vitivinícola no Algarve focada em livro

O livro «A Vinha e o Vinho no Algarve: O renascer de uma velha tradição» foi apresentado hoje nas instalações da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, em Faro.


A obra resulta do trabalho de investigação de diversos especialistas na área, coordenados por João Pedro Bernardes e Luís Filipe Oliveira do Centro de Estudos de património da Universidade do Algarve (UAlg).

O livro foca a actividade vitivinícola na região algarvia desde os primórdios da ocupação humana até aos dias de hoje. Também pretende ser um guia para o futuro do sector, depois de, nas últimas décadas do século XX, a actividade ter sido quase esquecida.

Em tempos, o vinho algarvio fazia parte das rotas internacionais de comércio e era mesmo muito apreciado, dentro e fora de portas. Seguindo uma sugestão da Confraria dos Enófilos e Gastronómica do Algarve, os investigadores da UAlg conseguiram fazer uma resenha da história do sector.

Um livro que o presidente da CCDR do Algarve Campos Correia acredita que vai ter muito sucesso comercial. A obra vai ser posta à venda nas livrarias ainda na «primeira quinzena de Outubro».

Depois da apresentação do livro, houve lugar à prova de alguns vinhos algarvios e a uma demonstração da melhor maneira de abrir uma garrafa de vinho, para garantir que as suas características se mantêm.

O Escanção-mor da Confraria, à medida que explicava os passos que ia dando, abriu uma garrafa com recurso a uma tenaz, previamente aquecida até ao rubro. Uma técnica usada quando a rolha do vinho, por este estar engarrafado há muito tempo ou outras razões, não apresenta a consistência necessária para ser retirada com um saca-rolhas.

Após esta cerimónia, os presentes puderam provar alguns dos vinhos produzidos no Algarve. Até porque a melhor maneira de ficar a conhecer algo é experimentar.


6 de Outubro de 2006
hugo rodrigues

Sem comentários: