sexta-feira, julho 03, 2009

Rotas e Percursos para Desvendar A Serra Algarvia, com o ODIANA sempre presente!


Todas as Rotas e Circuitos

O Baixo Guadiana tem uma diversidade de lugares para descobrir.

Aqui ficam algumas sugestões de rotas e circuitos que o levarão aos mais belos lugares desta região e lhe permitirão desvendar alguns dos seus segredos.

Venha descobrir o Baixo Guadiana!





Alcoutim

“O azul do rio emoldurado pelo verde fresco da vegetação ribeirinha, dos férteis pomares e hortas. O ocre escuro dos montes redondos como seixos rolados a que estevas, azinheiras e algumas oliveiras dão leves pinceladas de cor. As casas de paredes de xisto ou com a brancura da cal de povoados perdidos entre serranias.”


Castro Marim

Visitar Castro Marim é como passear por entre as páginas de um livro de histórias de encantar. A história deste concelho, um dos mais antigos do Algarve, perde-se nas brumas do tempo e remonta à época em que romanos, celtas e árabes a ocuparam, tendo construído fortalezas e castelos para defender a terra.



Foz de Odeleite (Castro Marim) /Álamo (Alcoutim)

Onde a Ribeira de Odeleite desagua no Rio Guadiana, o que torna a zona envolvente um paraíso natural e convidativa para banhos. A ribeira de Odeleite, de caudal permanente, possui uma grande variedade de fauna e flora.


Percurso Amarelo (Santa Rita - Martinlongo)

Viagem ao centro da serra…

Está preparado para conhecer a outra face do Algarve? Então siga-nos!
Parta para um dia de Aventura! Arrisque em desvendar o misterioso! Saia à descoberta do tesouro escondido do Algarve, a Serra e a sua gente!
O sol, a areia da praia e o murmurar das ondas afastam-se lentamente, enquanto que o perfume do Atlântico é substituído pelo cheiro das estevas. O aroma é de absoluta pureza!
À medida que penetramos no oculto podemos constatar que os montes constituem a paisagem predominante. Por outro lado, e resistindo à desertificação, os camponeses hospitaleiros conservam tradições e saberes de uma cultura secular.



Percurso Azul (Castro Marim - Alcoutim)

Um olhar sobre o Guadiana

O riquíssimo património que acompanhará ao longo deste percurso tem como elementos comuns a História e o azul da água. Por outras palavras, a História associa-se a Castelos e Fortalezas, como são o caso de Castro Marim e Alcoutim.
Durante séculos estas fortalezas, marcaram a resistência portuguesa face às numerosas tentativas de domínio provenientes de Espanha e do Norte de África.
Por sua vez, este conjunto de estruturas defensivas, enquadradas na natureza, é seguido de perto pela imensidão do Atlântico e do Grande rio do Sul – o Guadiana!
O Guadiana foi desde cedo uma via de comunicação preferida por vários povos, salientando-se os Fenícios, Cartagineses, Romanos e Muçulmanos.
Outrora, o Guadiana desempenhou um papel fundamental na economia nacional, constituindo um dos grandes corredores das rotas comerciais do Mediterrâneo por excelência. Pelo porto de Mértola e por outros pontos de acostagem como Alcoutim e Vila Real de Santo António, eram escoados, entre outros produtos, o ouro, a prata, o cobre, o sal, o peixe e o trigo.
Em complemento à História irá encontrar paisagens de encanto e uma diversificada fauna e flora, onde se realça a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António.
Este percurso permitir-lhe-á constatar as diferenças entre o quotidiano do litoral e o da serra algarvia. Tire você mesmo as conclusões!



Percurso Laranja (Barragem do Beliche)

O espelho do Beliche

Em contraste completo com o litoral, este percurso, em pleno coração da Serra, oferece ao visitante infinitas paisagens entre os vales das ribeiras e das barragens. Os montes e aldeias, as águas cristalinas, a fauna e a flora compõem um quadro cénico deslumbrante.
Este percurso será o guia que o levará a meditar sobre os misteriosos e inexplorados horizontes da natureza.




Percurso Roxo (Barragem de Odeleite)


As mil facetas de Odeleite

Este percurso caracteriza-se por uma insuspeita beleza e riqueza natural, onde os cenários paisagísticos mudam constantemente. Embora com alguns vestígios de intervenção humana, a ribeira, os montes e a riquíssima fauna e flora presentes neste percurso, constituem os ingredientes com que um amante da natureza sonha.
Nem sempre a intervenção do homem é desleal, por vezes, traz benefícios, como é o caso da barragem de Odeleite. Circunscrevendo a mesma, este itinerário contém potencialidades indiscutíveis e de difícil descrição. As surpreendentes vistas panorâmicas têm um efeito de hipnose sobre aqueles que se atreverem a desvendar as suas maravilhas!
Para que desfrute de um dia descontraído, em sintonia com a harmonia da paisagem, terá à sua disposição zonas de banho, de merenda, uma rede de contactos de restaurantes e bares e uma série de pontos de venda de artesanato local. Em suma, uma perfeita simbiose com o património da serra.
Este percurso insere-se numa área por excelência vocacionada para a prática de passeios pedestres, de trekking, de BTT, de cicloturismo, de 4x4, de actividades náuticas e de fotografia.




Percurso Vermelho (Alcoutim - Martinlongo)


Regresso ao Passado...

Os segredos de uma cultura secular, estão expressos nos rostos das gentes da terra! O Património e o Artesanato são os elementos que mais vezes irá encontrar neste percurso. Se é amante da serra e tem curiosidade em explorar o desconhecido, de que está à espera?







Site visitado: http://www.odiana.pt/

Sem comentários: