quarta-feira, julho 01, 2009

O Licor dos Deuses é Algarvio!

Noticias:

Vinhos algarvios para ler e provar

Foto

Os tintos, brancos e rosés algarvios estão em destaque num guia agora editado pelo Turismo do Algarve para promover a produção vinícola regional. São 130 páginas inéditas e 76 vinhos com personalidade, notas florais, toques de café e fragrâncias complexas para ler e depois provar.

O «Guia de Vinhos do Algarve» começa com história: da presença árabe no território até aos dias de hoje, mostra-se que o vinho esteve sempre ligado à região.

Nas páginas seguintes há espaço para explicar como se faz a prova sensorial. A visão, o olfacto e o paladar contribuem para perceber a riqueza do vinho e o leitor «poderá começar a experimentá-lo com os sentidos mais apurados», refere o presidente do Turismo do Algarve António Pina.

Chega-se às quatro sub-regiões de Denominação de Origem Controlada do Algarve – Lagos, Portimão, Lagoa e Tavira – e às quintas e adegas de cada uma. Na publicação estão reunidos os 16 produtores regionais e os seus principais vinhos, acompanhados de uma ficha técnica da responsabilidade do escanção-mor Hermínio Rebelo.

As castas utilizadas, o volume alcoólico, a temperatura ideal para servir, o visual, o aroma, o sabor e os pratos mais aconselhados para o vinho são os elementos que constam nas fichas que acompanham os 76 néctares do livro.

O «Guia de Vinhos do Algarve» é editado em parceria com a Direcção Regional de Agricultura do Algarve e tem uma tiragem inicial de 5500 exemplares, três mil dos quais para venda nos postos de turismo já a partir deste Verão.

O livro terá uma versão em português e outra em inglês e foi concebido pela agência de design Teaser.

A acção de lançamento do guia, que decorreu na sexta-feira (26) na Pousada Palácio de Estoi entre ilustres convidados, englobou ainda uma visita educacional no sábado (dia 27) com 15 jornalistas de meios de expansão nacional e regional.

O programa arrancou com uma passagem pela Adega do Cantor, em Albufeira, e seguiu-se um almoço com degustação na Quinta dos Vales, em Estômbar. O dia terminou na Quinta de Mata-Mouros, em Silves, com nova prova de vinhos.


In Barlavento Algarvio





Vinhos do Algarve


Algarve - Rota

A Região Demarcada do Algarve, pelo seu clima tipicamente mediterrâneo, demarca-se no panorama vinícola nacional pelo uso de castas tradicionais na produção dos seus vinhos. Brancos ou tintos, todos eles caracterizam-se pelo acentuado sabor ao fruto, baixa acidez e uma graduação elevada, consequência do calor e luz emanados pela exposição solar.
Segundo “rezam” os anais da história, a importância da vinha no Sul do país remonta à presença árabe, época em que esta já se cultivava e se exportava o saboroso líquido produzido.
Companhia indispensável em qualquer mesa algarvia, são também as aguardentes e os licores feitos de forma artesanal, o “segredo” para não perderem os sabores de outrora.
Monchique é a terra da famosa aguardente de medronho, destilada em alambiques de cobre e que está sempre presente no momentos de confraternização e de convívio. Dizem os entendidos que deve ser bebida em pequenos goles.
Já os licores são para todos os gostos... licor de laranja, de amêndoa, de morango, de poejo... uma infinidade tal!
O facto da região não dispor de uma Rota de Vinho reconhecida pelo Instituto da Vinha e do Vinho, não constitui um entrave para os produtores de vinho, entidades cooperativas e particulares, que têm apostado numa nova forma de turismo para a região – o enoturismo. Assim, e mediante marcação prévia, é possível passear por entre os vinhedos, visitar as caves/adegas, onde não faltam as tradicionais provas de vinho, e trazer, como recordação, algumas garrafinhas para mais tarde apreciar os néctares que as terras algarvias fazem questão de gerar ano após ano.

In Revistas de Vinhos

Sem comentários: