sábado, julho 25, 2009

Festivais, Festas, Feiras, e entre outras coisas do 'ETHNO'

LAGOA: Doces que não “passam à História”

Lagoa acolhe a “Mostra do Doce Conventual”. Até 26 de Julho, o Convento de São José aguça o apetite até aos menos gulosos.
Confeitaria caseira, chás e bebidas de fabrico caseiro, com destaque para licores e medronho podem ser encontrados na “Mostra de Doce Conventual”.

O certame conta com animação musical a partir das 19h00. Para conhecer o programa completo clique aqui.












Mar à mesa no Algarve


De finais de Julho até Setembro, o peixe, o marisco e a música vão andar de mão dada nos festivais gastronómicos de Verão.


A capital algarvia abre a "temporada" de festivais algarvios com a Festa da Ria Formosa, dedicada aos amantes de peixe e marisco e que arranca a 31 de Julho, prolongando-se até 10 de Agosto.

A iniciativa, promovida há quinze anos pela Associação de Viveiristas e Mariscadores da Ria Formosa (Vivmar), decorre no Largo de São Francisco, entre as 19h00 e as 00h00 horas, com gastronomia típica e animação diária.

O programa musical inclui a actuação de "Rouxinol Faduncho", dia 02 de Agosto, e do algarvio Vítor Silva, no dia 09, decorrendo em simultâneo à festa a I Mostra Náutica, no mesmo local.

No lado do Barlavento, em Portimão, é a sardinha que promete atrair os gastrónomos à Zona Ribeirinha da cidade, que durante dez noites vai acolher o Festival da Sardinha, entre as 18h00 e as 00h00.

José Cid (dia 08), o colectivo Amália Hoje (09), Carlos do Carmo (12), Deolinda (13), Zeca Baleiro (15) e Tito Paris (16) são alguns dos nomes que completam o programa musical do festival.

A par de Faro, também Olhão aposta mais uma vez nos sabores da Ria Formosa com o Festival do Marisco, que completa este Verão 24 anos e já fidelizou os amantes de bivalves e marisco.

De 10 a 15 de Agosto, o Jardim Pescador Olhanense volta a ser palco de um dos maiores festivais gastronómicos que se realizam a Sul do Tejo, diariamente animado por artistas da música portuguesa e internacional.

O festival abre com a actuação de Tony Carreira (10 Agosto), seguindo-se Xutos & Pontapés (11 Agosto), Martinho da Vila (12 Agosto), Rui Veloso (13 Agosto) e Daniela Mercury (14 Agosto).

A norte-americana Brandi Carlile, que ficou conhecida do grande público pelo tema "The Story", encerra o Festival do Marisco com um concerto único no Algarve na noite de 15 de Agosto.

A novidade deste ano no panorama gastronómico algarvio é a realização do Festival da Cataplana, integrado no programa "Allgarve Gourmet" e que decorre entre 02 e 06 de Setembro na Marina de Vilamoura.

O evento "Cataplana Experience" pretende não só evidenciar o utensílio, peça de cobre martelado típica da culinária portuguesa, como as receitas que ali podem ser confeccionadas, desde pratos de peixe, legumes ou carne, a diversas sobremesas.

A par dos restaurantes aderentes à iniciativa, que apresentam pratos típicos na Marina de Vilamoura, alguns "chefs" nacionais vão exibir novas propostas de cataplana, cujas receitas serão recolhidas num livro lançado no festival.

Durante o evento, é também apresentada uma mostra de protótipos de cataplanas, idealizadas por designers portugueses, que pretendem tornar este equipamento mais versátil e fácil de utilizar.







Feira da Serra, em São Brás de Alportel, de 24 a 26 de Julho, no Recinto da Escola EB 2 3 Poeta Bernardo de Passos. A animação musical inclui concertos dos CantaBahia (dia 24), Flor-de-Lis e João Portugal (dia 25) e Luís Represas (dia 26). Todo o programa aqui.

Na ponte entre a tradição e a inovação. Feira da Serra, em São Brás de Alportel

No último fim-de-semana de Julho, São Brás de Alportel torna-se palco de um festival de gastronomia, artesanato e animação, com a realização da Feira da Serra, o evento que é já uma referência no país e um ponto de visita obrigatório para quem vive ou visita o Algarve.
Durante três dias, as cores, os saberes e os sabores da serra misturam-se numa viagem no tempo, ao encontro das nossas raízes, das histórias feitas de tradições, lendas e costumes, que se esculpem na pedra com mestria, que se tecem nos teares, que se pintam sobre a tela, que se trazem no canto e se dançam com alma.






Em Salir, Loulé, Festival de Folclore das Barrosas, nos dias 25 e 26 de Julho, na sede do grupo “As Mondadeiras das Barrosas”.




Ópera, em Silves, com o espectáculo D. Giovanni, de Mozart, dia 24, e uma gala composta por árias de Mozart, Donizetti e Rossini, dia 25. A interpretação fica a cargo da Orquestra do Algarve e do Nacional Theater Belgrad. As apresentações são às 22h00, no Castelo de Silves.




In Observatório do Algarve

Sem comentários: