quinta-feira, julho 02, 2009

Festivais, Festas, Feiras, e entre outras coisas do 'ETHNO'


Vila Real de Stº António




Ciclo de Conferências Viajantes e Escritores e Poetas: Retratos do Algarve em Faro e VRSA

Por Por Gabinete de Apoio ao Presidente


No próximo dia 3 de Julho irá decorrer no Arquivo Histórico Municipal em Vila Real de Santo António, pelas 18h00, com a participação de Emanuel Guerreiro a Conferência "A Construção da Memória em O Vale da Paixão" de Lídia Jorge.

Com a coordenação geral do Prof. João Carvalho da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve e da Dr.ª Catarina Oliveira do Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela/CMVRSA, este evento trará às duas cidades algarvias vários especialistas das Universidades do Algarve, Nova de Lisboa e Faculdade de Letras de Lisboa, assim como poetas e escritores algarvios, ou residentes no Algarve: António Rosa Mendes (Abertura: Vila Real de Santo António); José Joaquim Dias Marques; José Carlos Barros; Teresa Rita Lopes; João Carlos Carvalho; Isabel Dias; João David Pinto-Correia; Nuno Júdice; Gastão Cruz; João Minhoto Marques; Carina Infante do Carmo; Ana Alexandra Carvalho; Ana Catarina Ramos; Artur Gonçalves; Emanuel Guerreiro; Maria do Rosário Marinho; Vasco Barbosa Prudêncio; Pedro Ferré (Encerramento: Faro).

Esta iniciativa integra-se nas Comemorações dos 30 Anos da Universidade do Algarve. Mais informações estão disponíveis no site da Universidade do Algarve, no site da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, no blog do Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela e no blog do Pátio de Letras (Faro).

Conferência – A construção da memória em O Vale da paixão de Lídia Jorge
Com Emanuel Guerreiro
Dia: 3
Hora: 18h00
Local: Arquivo Histórico Municipal



Mostra de Artesanato

de 2009-7-16 a 2009-7-16

Praça Marquês de Pombal


19h00 às 24h00
Associação Cultural de Vila Real de Santo António
Câmara Municipal de Vila Real de Santo António
Feiras e Mercados




(http://www.cm-vrsa.pt/)


Festival O Ouro da Casa

Por Por Gabinete de Apoio ao Presidente


Irá decorrer desde o dia 1 até 15 de Julho na Praça Marquês de Pombal o Festival "O Ouro da Casa".

Os espectáculos tem início pelas 22h00.



Programa

Dia: 1

"Grupo Etnográfico Santo António Arenilha

Rancho Folclórico da Praia da Manta Rota"

Dia: 2

Tuna Gente Gira

Banda Filarmónica da Associação Cultural de VRSA

Dia: 3

Splash

Vide Versus

Dia: 4

Grupo Polifónico da Junta de Freguesia

Banda Uns e Outros

Dia: 5

Vencedores do Concurso Fado Amador de VRSA

Dia: 6

Grupo Xácara

Junta de Freguesia de VRSA

Dia: 7

Grupo de Bombos Rytmos do Guadiana

Orquestra Sérgio Peres

http://www.cm-vrsa.pt/





Estádio do Algarve

(parque das cidades)

14ª Feira de Caça, Pesca e do Mundo Rural


A maior e mais completa de sempre apesar da crise

foto
Clique na imagem para a aumentar.
Pela 5ª vez no Parque das Cidades a 14ª Feira de Caça, Pesca e do Mundo Rural vai acontecer nos próximos dias 3, 4 e 5 de Julho, com um programa de animação de qualidade e um conjunto de expositores que ultrapassou todas as expectativas. A apresentação o certame teve lugar na Sala de Imprensa do Estádio Algarve no passado dia 26 de Junho

Aleluia Martins que fez a apresentação anunciou como primeiro orador o Dr. Tibério Pinto, presidente da Assembleia Geral da Federação dos Caçadores do Algarve.

Preservar as espécies cinegéticas

Começou por agradecer a presença das entidades oficiais e aos que trabalham para que seja possível a 14ª edição da Feira de Caça e Pesca o Algarve.

“Todos sabemos os custos e esforços que se dispensam para a realização deste certame mas a isso respondemos com muita força.

O interior hoje, vê com bons olhos o trabalho desenvolvido pela associação de caçadores, pelo contributo que dá no desenvolvimento económico e na preservação das espécies cinegéticas.

A vida dos caçadores não está fácil porque além das áreas serem restritivas, é difícil obter a licença do uso e porte de armas para que as pessoas possam caçar.

Nós cá estamos lutando no sentido da resolução de alguns problemas para que as pessoas se integrem neste movimento de associativismo”.

Terminou agradecendo a todos os que se empenham para que a Feira de Caça e Pesca seja uma realidade.

A caça está estrangulada

O presidente da direcção, Vítor Palmilha foi objectivo sobre as virtualidades o evento e crítico pelas dificuldades que vão sendo dadas aos caçadores.

“Estamos cá porque os apoios das Câmaras de Faro e Loulé têm sido grandes. Sem isso não estaríamos hoje aqui porque sozinhos dificilmente poderíamos fazer a feira com a dignidade que tem.

Posso garantir que este ano é a maior que já se realizou, pelo que há muitos motivos para que as pessoas venham cá. Há uma área com mais de 50 hectares com a prova de charrete a pontuar para o campeonato nacional. Vamos ter um simpósio om o senhor ministro da Agricultura que se realiza todos os anos na universidade do Porto e que foi transferido para cá.

Há provas de salto, passeios de charrete, espectáculos musicais, corrida de touros, o 5º Concurso do Cão do Barrocal, demonstração da secção da cinegética da GNR, exibição de cães de Madrigueira. Esperamos que as pessoas adiram e venham cá.

Haverá um concurso de pesca de alto mar, provas de tiros aos pratos, concursos de doçaria mostrando as coisas boas que temos.

Em relação à Secretaria de Estado não há qualquer queixa a fazer pois temos tido respostas mas não podemos aceitar a lei recente que impede que qualquer caçador a partir de Setembro possa renovar a sua carta mesmo com multas.

A caça está estrangulada e vamos tentar dizer às pessoas o que se passa para resolvermos estes problemas”.

Sugeriu a vinda à feira e assistir a todas as actividades.

Manter o nível de apoio

O engº Castelão Rodrigues, Director Regional de Agricultura do Algarve numa breve intervenção afirmou: “Queremos partilhar com a Federação a realização desta feira e por isso aqui estamos. Da nossa parte mantemos o nível de apoio como até hoje e esperamos que esta seja tão boa como as edições anteriores.

As áreas destinadas à caça têm a ver com a gestão multifuncional dos terrenos no sentido de termos mais e melhores espécies. Os investimento vão desde as fontes de alimentação à criação de zonas de introdução de espécies cinegéticas e esperamos que apareçam candidatura para que as pessoas interessadas possam concorrer”.

Trata-se de uma das grandes iniciativas

O presidente da Câmara de Faro, José Apolinário, justificou o apoio dado a este evento.

“Este projecto está inserido a nível nacional com apoio das autarquias e muitos voluntários da parte das associações de caçadores. Estamos num período complexo em matéria de receitas municipais em época de dificuldades é um esforço acrescido.

Trata-se de uma das grandes iniciativas que se realizam no Parque das Cidades e que marca o calendário deste espaço.

A federação aproveita estes eventos para valorizar o sector da caça e é interessante assistir a esta feira porque, por um lado, tem o sentido de encontro e convívio e por outro o conhecimento do mundo rural.

É uma boa iniciativa para a qual os municípios colaboram na medida do possível, tendo uma expectativa positiva para os que gostam de conhecer o mundo rural do Algarve”.

Terminou apelando para que venham visitar a feira.

Dar utilidade ao Parque das Cidades

Encerrou as intervenções, Seruca Emídio, o autarca do Município de Loulé que com o de Faro gerem o Parque das Cidades: “Este é o evento que se realiza no Parque das Cidades que mais tem a ver com o aspecto regional. Da nossa parte apoiamos e ficamos felizes pela sua realização.

Temos cerca de 39 zonas de caça, das quais 36 associativas, 2 turísticas e uma municipal que cobrem 70% do concelho. Daí que assumamos a responsabilidade por esta iniciativa. Além de aproximar as populações ao interior é uma complementariedade do turismo o litoral.

Vamos ter capacidade e inovação para melhorarmos esta feira e ao mesmo tempo dar utilidade a este espaço no Parque das Cidades”.

Programa da Feira

SEXTA-FEIRA - 3 DE JULHO

18.00 h - Sessão de Abertura presidida pelos Srs Presidentes das Câmaras Municipais de Loulé e de Faro

19.00 h - Abertura do Salão de Exposições: - Caça, Pesca, Artesanato, Produtos da Terra, Máquinas Agrícolas, Gastronomia, Fauna Viva (javali, veado, perdiz, coelho, lebre, etc.);

X Exposição de Aves, IX Exposição Internacional de Aves Raças Autóctones e exóticas

21.00 h - Espectáculo Equestre com Cavalos e Cavaleiros Trajados à Portuguesa

21.00 h - Grupo de Cantares de Portel

22.00 h - Rancho Folclórico de Santa Catarina da Fonte do Bispo

22.00 h - XI Grande Corrida de Toiros com os Cavaleiros: João Moura, Brito Paes e João Moura Júnior

22.45 h - Grupo de Danças de Salão da Sociedade Recreativa Musical Luzense

24.00 h - Encerramento do Salão de Exposições

SÁBADO - 4 DE JULHO

09.00 h - Seminário Internacional sobre Tuberculose em Ungulados Selvagens organizado pela WAVES Portugal

10.00 h - Abertura do recinto da Feira

11.30 h - Exposição de Cães e Matilhas

14.30 h - Abertura do Salão de Exposições

15.00 h - Trial 4 x 4 por Clubes de Todo-o-Terreno de Faro e de Loulé

16.00 h - Visita O cial à Feira pelo Sr. Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Dr. Jaime Silva

17.00 h - Taça Regional de Derby de Atrelagem a contar para o Campeonato Nacional e Taça de Portugal

17.00 h - Passeio de Charrete aberto a todos os visitantes

17.00 h - Demonstração de Pesca a Corrico (c/ amostra)

18.00 h - Demonstração da Secção Cinotécnica da Guarda Nacional Republicana

18.30 h - Trial 4 x 4 pelos Clubes de Todo-o-Terreno de Loulé e de Faro

18.30 h - Reunião da Confederação Nacional dos Caçadores Portugueses

19.30 h - Demonstração de Cães de Parar

20.00 h - Rancho Folclórico de Pechão

21.00 h - Cantares ao Baldio/Despique

21.00 h - Espectáculo Equestres com Cavalos e Cavaleiros Trajados à Portuguesa

22.00 h - Passagem de Modelos – Manequins Algarve Mais

23.00 h - Espectáculo Musical – Edna Pimenta (FarrAxé)

24.00 h - Encerramento do Salão de Exposições

DOMINGO - 5 DE JULHO

06.00 h - Concurso de Pesca de Alto Mar, em Albufeira

07.00 h - Prova de Stº. Huberto na Zona de Caça Associativa dos Palmeiros, em Salir

10.00 h - Abertura do recinto da Feira

10.00 h - Prova de Tiro aos Pratos - Campo de Tiro de Paderne em Albufeira

10.00 h - Início da Corrida de Galgos a contar para o Campeonato Nacional

10.30 h - Final da Taça Regional de Derby de Atrelagem a contar para o Campeonato Nacional e Taça de Portugal

11.00 h - Exposição de Cães e Matilhas

11.00 h - Abertura do Salão de Exposições

11.30 h - Demonstração de Pesca a Corrico (c/ amostra)

15.00 h - Concurso de Cães e Matilhas

15.30 h - Trial 4 x 4 “ Pelos Clubes de Todo Terreno de Loulé e de Faro “

16.00 h - Prova de Saltos com Obstáculos - Pequena, Média e Grande

16.00 h - Final da Corrida de Galgos

17.00 h - Palestra sobre o tema: Utilização de Cães em Patologias (Cinoterapia)

17.00 h - Passeio de Charrete aberto a todos os visitantes

17.00 h - Demonstração de Pesca a Corrico (c/ amostra)

17.30 h - 5.º Concurso de Cães do Barrocal Algarvio

18.00 h - Demonstração da Secção Cinotécnica da Guarda Nacional Republicana

18.30 h - Trial 4 x 4 “ Pelos Clubes de Todo Terreno de Loulé e de Faro

18.30 h - Demonstração de Cães de Parar

19.00 h - Rancho Folclórico Etnográ co de S. Sebastião (Loulé)

21.00 h - Entrega de Prémios do 7.º Concurso Gastronómico das Tasquinhas *

21.00 h - Sessão de Encerramento presidida pela Senhora Governadora Civil do Distrito de Faro

* O Concurso Gastronómico das Tasquinhas decorrerá durante o certame

Links: http://www.fcalgarve.pt/





Boliqueime (concelho de Albufeira)

Dias 3, 4 e 5 de Julho

Festas Populares são em Boliqueime

A vigésima edição das Festas Populares de Boliqueime realizar-se-á nos dias 3, 4 e 5 de Julho, no espaço que circunda Igreja Matriz.

Esta iniciativa de carácter lúdico-cultural tem por objectivo recordar hábitos e costumes de outrora tendo por base o convívio popular.

E porque a tradição é feita de boa música popular, gastronomia típica e artesanato característico dos nossos antepassados as Festas de Boliqueime primam pelo vasto leque de artistas e grupos de música tradicional portuguesa, pelos pratos típicos que fazem as delícias das gentes e pelas mostras de peças de artesanato diverso.

As festa iniciar-se-á pelas 20h00 no dia 3 de Julho e pelas 19h00 nos dias seguintes. A organização está a cargo da Junta de Freguesia de Boliqueime que, para além do apoio da Câmara Municipal de Loulé, contará com a participação da Associação Cultural, Casa do Povo, Clube Desportivo e Sociedade Recreativa que terão a cargo a montagem das típicas “Tasquinhas” no adro da Igreja Matris.


In Jornal A Avezinha

(http://www.jornalavezinha.com)





Pessegueiro em flôr.



Festa Tradicional do Pessegueiro

de 2009-7-3 a 2009-7-4
Pessegueiro - Martim Longo
Comissão de Festas Local
Municipio de Alcoutim
Link: http://www.cm-alcoutim.pt/



Outros eventos culturais, locais para visitar e divertir-se:



- Pego do Inferno (clique no link -fotos)




Da Serra ao Rio...

- Menir do Lavajo - Alcoutim

- Museus - Alcoutim



Percursos pedestres...




- PR5 O Viçoso - Giões, Alcoutim (guia do percurso - link)



Fechar








Fechar





- Fotos do Baixo Guadiana (link)

- Forte e Revelim - Castro Marim (link - fotos)

- Turismo Rural - Alcoutim (Pereiro - Casa Grande Alcaria Cova)

- Percursos Pedestres - (links abaixo)


Sem comentários: