Recordar o que a agricultura representava
Mais de uma dezena de tasquinhas, espalhadas pelo recinto, mostraram os diversos produtos, em que os frutos secos têm presença, como bolos, doces, saladas e outros produtos gastronómicos, sem esquecer as amêndoa, figos, nozes, amendoins, tremoços e azeitonas. A quantidade e a qualidade dos produtos suscitaram o interesse dos muitos visitantes presentes nos dois dias, com maior evidência no domingo.
As previsões atmosféricas não eram favoráveis mas o que aconteceu foram dias de sol, com temperaturas primaveris a convidar a sair de casa. Se mais não vieram foi porque a crise não aconselhou a fazê-lo.
A mostra era de frutos secos mas não faltou a animação com música e folclore, a cargo dos ranchos folclóricos do Calvário e de São Bartolomeu de Messines e do acordeonista-animador José Manuel Pasadinhas. Maria Emília Rodrigues, secretária da Junta de Freguesia, directora do evento, dirigiu as operações, apresentando os grupos musicais.
Esta mostra o que foi o passado
Na cerimónia de abertura, Francisco Manuel Fernandes Guerreiro, Presidente da Junta de Freguesia, saudou os visitantes e salientou a capacidade dos padernenses para integrarem eventos como este.
Castelão Rodrigues, Delegado Regional da Agricultura, afirmou:
“Começo por agradecer ter sido convidado para estar aqui partilhando convosco um pouco desta festa onde se mostrou o que são os frutos secos da freguesia de Paderne e do concelho de Albufeira.
Simboliza uma imagem do Algarve em que o figo, a amêndoa, a alfarroba e a azeitona eram os rendimentos de muitas famílias. Os tempos mudaram e hoje Paderne já não tem tantos frutos secos porque foram substituídos pelo regadio, nomeadamente os pomares de citrinos.
Esta mostra serve ainda para relembrar o que foi o nosso passado, o que é de enaltecer mas também fazer com que o mundo agrícola continue.
Parabéns pela qualidade dos produtos que aqui estão e que traduzem o que é o mundo rural, na sua tradição. A afluência que se vê neste recinto denota a importância desta feira mostrando que amanhá, se calhar, este espaço poderá ser pequeno para este evento”.
No domingo, antes do encerramento que acontecera mais tarde do que fora previsto, pois a temperatura amena convidava à permanência, foram entregues diplomas a todos os expositores e participantes no evento.
Sem comentários:
Enviar um comentário