segunda-feira, outubro 20, 2008

6º Encontro de Arqueologia do Algarve

A Câmara Municipal de Silves, em conjunto com o IGESPAR, a Universidade do Algarve e o Campo Arqueológico de Mértola, promove o 6º Encontro de Arqueologia do Algarve - O Gharb no al-Andalus. O encontro decorre nos próximos dias 23, 24 e 25 de Outubro de 2008, em Silves (na FISSUL).

José Luís de Matos, Pioneiro da Arqueologia Medieval Islâmica no Algarve, será a figura homenageada nesta edição.

Na verdade, este evento é, provavelmente, o mais importante seminário de carácter científico relacionado com a Arqueologia, que se realiza no sul do país e junta especialistas de renome mundial, tais como Juan Zozaya, Guillermo Rosselló-Bordoy, Maria de Jesus Viguera, Manuela Marín, Christine Mazzoli-Guintard, Christophe Picard, Pierre Guichard ou o português Cláudio Torres (responsável pelo Campo Arqueológico de Mértola). Este e muitos outros participantes discutirão temas que permitirão uma melhor compreensão da importância do O Gharb no al-Andalus. Para Silves, esta temática é da maior relevância, dada a conhecida relação histórica desta cidade com este período importante de presença muçulmana na Península Ibérica.

Todos os painéis serão seguidos de debates, que permitirão enriquecer a partilha de ideias e estarão, igualmente, disponíveis 20 posters de diferentes investigadores, que permitirão que os participantes tomem contacto com diferentes investigações.

A ficha de inscrição deste evento está disponível no site da Câmara Municipal de Silves, no link que a seguir se indica:

(http://www.cm-silves.pt/portal_autarquico/silves/v_pt-PT/pagina_inicial/noticias/Encontro+de+Arqueologia.htm ) e poderão solicitar-se mais esclarecimentos ao Sector de Arqueologia, através do telefone 282 440 800.

Sem comentários: