sábado, novembro 10, 2007

«Passeio TT Serra de Monchique Rota da Castanha» foi um êxito


207 equipas, distribuídas em 150 automóveis todo-o-terreno e 57 motos, num total de cerca de 400 participantes vindos de todo o país, participaram no fim de semana de 1 de Novembro na quarta edição do «Passeio TT Serra de Monchique – Rota da Castanha», evento organizado pelo Monchique Montanha Clube (MMC).
Este ano, o passeio contou até com a participação entusiasta de um grupo de ingleses, que, segundo Rui André, responsável pela organização do passeio TT, «fizeram propositadamente a viagem do seu país para participar neste evento, prometendo o regresso já na próxima edição».




É que esta Rota da Castanha, além de levar os participantes pelos montes, vales, ribeiras e barrancos da Serra de Monchique, permite ainda conhecer as gentes da serra, os seus saberes tradicionais, com especial destaque para a gastronomia local.

Desta vez, o destaque foi para a recuperação de alguns pratos à base da castanha, o precioso fruto que outrora tanto influenciou a gastronomia e economia locais, e que agora dá também nome a este evento.


Durante os dois dias do passeio, os participantes tiveram oportunidade de descobrir as que deixavam escapar, por entre montes e vales carregados de infindáveis tons de verde, as vistas sobre a costa algarvia, com especial destaque para o encerramento no alto das magníficas paisagens Fóia, a 900 metros de altitude.

A equipa do Monchique Montanha Clube já está a preparar o próximo passeio, pois considera que esta é «uma forma salutar e eficaz de combater o abandono do interior, com a promoção daquilo que este tem de mais genuíno e belo, através do contacto com as suas populações».


Fonte



São iniciativas como esta, que nos dão ânimo para continuar a nossa luta pela preservação do que é nosso, que é único e inigualável.
As Tradições, sejam elas Algarvias, Alentejanas, Ribatejanas, Beirãs, Minhotas, Nortenhas, etc., têm de ser lembradas e sempre festejadas, para que a memória dos nossos ancestrais não desapareça, para que a nossa herança esteja verdadeiramente viva!

Viva as Nossas Tradições!
Viva à Nossa Cultura!
Viva à Nossa Nação!


Sem comentários: