domingo, novembro 11, 2007

Portimão: A tradição está de volta com a Feira de S. Martinho





Com os seus carrocéis, diversões que abanam, sacodem, levam até ao alto, deixam cair, comboios fantasma, carrinhos de choque, a feira de S. Martinho é uma tradição que se mantém, há centenas de anos, em Portimão.





Logo à entrada, os visitantes são saudados com o cheiro da castanha e do polvo assados, que os vendedores vão preparando nos fogareiros de carvão.





Mais à frente, alinham-se as barracas de farturas, churros e malacuecos, uma tradição das feiras portuguesas. O colesterol fica esquecido, quando se dá uma trincadela numa fartura quentinha.




Pelo meio, vende-se balões, algodão doce, pipocas. Lá ao fundo, pode comer-se uma bifana ou um cachorro, tudo bem regado por uma mini. Ou frango assado e pão com chouriço.





Quando chega a altura de escolher as diversões, há-as para todos os gostos...e estômagos. Enquanto uns ganham coragem, cá em baixo, vendo como aquilo funciona, outros andam lá em cima, a ser sacudidos e abanados, gritando de medo e prazer.



Nas tendas gigantes, já não com aquele desalinho das feiras de outrora, perfilam-se os vendedores de roupas, calçado, utilidades para a casa, brinquedos, mas também de coisas mais sofisticadas e antes bem longe das feiras tradicionais, como as poltronas reclináveis que curam todas as maleitas das costas.


Pelo meio das luzes vibrantes e coloridas, da música em altos berros, do fumo das castanhas, dos pregões de alguns vendedores, reencontram-se velhos amigos.

É assim que, até 18 de Novembro, Portimão cumpre a tradição e festeja o São Martinho com a tradicional feira que remonta a 1662, e que promete animar a cidade durante 10 dias.


Hoje é 11 de Novembro, Dia de S. Martinho, dia grande da feira de Portimão. Famílias inteiras e grupos de amigos, alguns vindos das localidades vizinhas e da Serra de Monchique, vêm até Portimão, para cumprir este ritual anual.
A feira mantém-se no Parque de Feiras e Exposições de Portimão até ao próximo dia 18.


A Feira de São Martinho funciona todos os dias das 10h00 às 24h00, com excepção do último dia em que encerra às 23h00.



Sem comentários: