terça-feira, novembro 06, 2007

O Megalitico: Menires do Algarve

Os menires do Algarve constituem um conjunto muito individualizado no contexto da Península Ibérica e não só: destacam-se, sobretudo, no que diz respeito à morfologia e à decoração dos monólitos, assim como ao contexto arqueológico em que a maioria se insere. Em termos regionais, os menires apresentam uma concentração marcada no extremo ocidental da província e uma rarefacção progressiva de ocidente para oriente. A matéria-prima (com apenas duas excepções - menos de 1%) é constituída por rochas sedimentares provenientes do substrato geológico regional: em primeiro lugar, o calcário, seguido pelo arenito, sendo que, muitas vezes, existe discordância entre a matéria-prima e o substrato local, implicando, por isso, algum esforço de transporte.








Os menires algarvios correspondem geralmente a formas subcónicas ou subcilíndricas, muitas vezes com a extremidade distal demarcada. A maioria dos monólitos parece ter sido objecto de afeiçoamento, operação relativamente facilitada pela escassa dureza do material.









Listagem (clicar para ter informação de trabalhos realizados)















Adreneira (3) (Vila do Bispo)



3 menires que terão integrado um cromeleque.



Dois deles apresentam uma forma subcónica e o restante sub- paralelepipédica. Datam do Neolítico final.



Junto aos Menires foram encontrados: um fragamento inerente a um dormente de uma mó, uma enxó e ainda indústria de sílex.







Afonso Vicente 1 (3) (Alcoutim)
Afonso Vicente 2 (4) (Alcoutim)







Alcalar 1 (Portimão)
Alcalar 4 (Portimão)



O sítio de Alcalar era, no III milénio a. C., um território de vastos recursos de subsistência que propiciou uma intensa ocupação humana, desenvolvendo-se vários povoados em torno deste “lugar central”. Os monumentos funerários megalíticos destas comunidades eram erigidos sobre pequenas elevações, apresentando várias soluções arquitectónicas, desde o “tholoi” com cripta rematada com falsa cúpula, passando pelos dólmenes, formados por monólitos de arenito, até um hipogeu escavado artificialmente na rocha, para enterramento colectivo.







Alfarrobeira (Silves)



Menir do período neolítico, convertido em estela decorada na idade do bronze. Apresenta forma subcilíndrica, com extremidades hemisféricas e mede 1,70 m de altura. Está adornado com elementos decorativos, dispostos verticalmente. Foi talhado em grés vermelho. Este menir encontra-se no Museu de Arqueologia de Silves.



O Monte de Alfarrobeira, convertido em estela decorada na idade do Bronze, e os do Cerro da Vilarinha, dos Gregórios e de Abutiais, que se encontram tombados.







Almarjão (2) (Silves)










Amantes I (17) (Vila do Bispo)
Amantes II (10) (Vila do Bispo)



Conjunto de 3 menires, talhados em calcário branco, com forma subcilíndrica e troncocónica. O Cromeleque dos Amantes situa-se a duzentos metros do casario do Monte dos Amantes, mais concretamente a 1,8 quilómetros de Vila do Bispo. Encontram-se vários menires que faziam parte de dois cromeleques, sendo o mais pequeno, e o melhor conservado, constituido por 7 menires em pedra calcária branca dispostos numa elipse com o eixo maior com 35 metros e o menor com 26 metros. Os menires do Cerro do Camacho são 5 menires de calcário branco com uma forma subcilíndrica ou ovóide, dispersos no terreno. Num destes é possível verificar várias inscrições, que segundo alguns arqueólogos, poderá tratar-se de um "marco de propriedade" , cuja cruz esculpida e os círculos em relevo são identificadores do proprietário, possivelmente uma ordem religiosa.



Situa-se, sensivelmente, a Sueste de Vila do Bispo e junto ao traçado da antiga Estrada Nacional n.º 268, entre Vila do Bispo e Sagres. É composto por exemplares bastante diversificados de Menires, boa parte deles decorados. A sua cronologia rondará os IV-III Milénios a.C.. Em período mais tardio foi edificada uma construção funerária para sepultamento colectivo.










Areia das Almas (11) (Lagoa)







Aspradantas (3) (Vila do Bispo)



O monumento existente, situa-se no cimo de uma cumeada com 95 m de altura, sobre a Ribeira de Vale Pocilgão, a cerca de 1 Km Nordeste de Hortas de Tabual, encontra-se um monólito, em calcário de cor branca, com forma subcilíndrica, medindo 2 metros.









Elevação debruçada sobre a Ribeira de Vale Barão. São visíveis à superfície abundantes vestígios de sílex. A elevação encontra-se cortada pela estrada que liga Barão de S. Miguel à EN 125. Junto encontra-se um fragemnto de calcário que pode ter pertencido a um menir.










Barradas (Vila do Bispo)







Bem Parece (Vila do Bispo)



O menir de Bem Parece constitui-se por uma pedra de grandes dimensões, de forma subcilindrica e cor branca. Mede cerca de 1,60 m de altura. Encontra-se actualmente tombado sobre o terreno.







Benagaia (Silves)



Menir de Benagaia, (com meio metro de altura) talhado em calcário. Bélito exposto no Museu Municipal de Arqueologia de Silves.







Bensafrim (Lagos)
Bensafrim: O povoamento do território que compreende a actual freguesia deu-se em tempos remotos, um facto comprovado pelos vestígios arqueológicos encontrados na freguesia, como é o caso de menires, bem desenvolvidos e de fácil reconhecimento e de uma necrópole da Idade do Ferro. Aqui foi confirmada a presença romana, pois nesta necrópole foram encontradas incineração pertencentes a este povo, de onde se retiraram fragmentos de cerâmica, pregos, armas e algumas peças de bronze do século I d. C.. O espólio da necrópole pré-romana incluía vasos cerâmicos, um anel de cobre, argolas de bronze, fuzilhões de fíbulas, pontas de lança em ferro, uma pequena argola de ouro, contas de vidro colorido e lajes funerárias com caracteres ibéricos.








Budens (Vila do Bispo)
Menir de Budens: Compõe-se por um monólito de talhado em calcário branco. Apresenta uma forma subcilindrica e 0,90 m de altura.





Caramujeira (26) (Lagoa)
Menires da Caramujeira: As 2 pedras identificadas a 15-11-1975 eram de facto parte de um menir fálico em calcário, decorado com 2 faixas ondulantes, cada uma formada por 4 cordões em relevo; - existem materiais liticos e cerâmicos in situ nos cortes da antiga exploração da saibreira; -existem outros 9 fragmentos de menires, um com decoração semelhante ao referido acima; -a cerca de 300 a sul, numa outra saibreira, foram encontrados mais 6 fragmentos de menires, alguns quase inteiros e 3 deles com decoração semelhante.





Carriços (5) (Vila do Bispo)
Menires dos Carriços: Localizam-se a cerca de 1 Km a NE da povoação da Figueira, mais concretamente nas encostas da Ribeira dos Carriços. Tratam-se de 5 menires, talhados em calcário de cor branca. Apresentam formas subcónicas e paralelepipédicas. Datam do Neolítico Final.





Casa do Francês (6) (Vila do Bispo) - Foto (aqui)
Menires da Casa do Francês: Trata-se de 6 menires, talhados em calcário, tendo um deles a glande fálica marcada por um cordão em relevo. O conjunto apresenta ainda uma laje decorada em forma sub-trapezoidal.





Castanheiro (4) (Lagos)








Cerro das Pedras (3) (Loulé)
O dólmen do Cerro das Pedras, o menir caído de Alagoas em pedra calcária trazida de longe, ambos nas proximidades de Salir, e as antas do Beringel e Pedra do Alagar (Ameixial) são vestígios que recuam até ao período megalítico.






Cerro do Camacho (5) (Vila do Bispo)
Os menires do Cerro do Camacho são 5 menires de calcário branco com uma forma subcilíndrica ou ovóide, dispersos no terreno. Num destes é possível verificar várias inscrições, que segundo alguns arqueólogos, poderá tratar-se de um "marco de propriedade" , cuja cruz esculpida e os círculos em relevo são identificadores do proprietário, possivelmente uma ordem religiosa.









Cruzinha (Portimão)




Cumeada (Silves)









Ferrel de Cima 1 (Lagos)


Figueira (8) (Vila do Bispo)

Menires da Figueira: Foram identificados um conjunto de oito menires em cálcário, parte deles decorados. O maior monumento deste conjunto encontra-se tombado e fragmentado junto ao vértice geodésico de Figueira, num cimo do cerro de 93m de altura, tendo outros dois sido recolhidos para Museus regionais.

Tratam-se de 8 menires, talhados em calcário branco, apresentando as seguintes formas: subcilíndrica, subcónica e paralelepipédica. Um dos menires encontra-se ornamentado com semi-elipses em torno de um cordão que envolve o volume distal.

Existem ainda 2 menires que apresentam ornamentação. Encontram-se decorados com cadeias de elipses, em relevo, unidas por um cordão longitudinal também em relevo.




Figueiral (8) (Lagos)
(*)





Gasga (6) (Vila do Bispo)

Menires da Gasga: Identificaram-se seis menires, talhados em calcário, com forma subcilindrica ou subcónica.

Situam-se numa elevação sobre a Ribeira da Serra Borges. Datam do Neolítico final (IV- III milénios A.C.).




Gregórios (Silves) - Fotos (aqui e aqui)

Menir dos Gregórios: Monumento do Neolítico final. Monólito de forma subelipsoidal, estreito, talhado em grés vermelho.

É um monumento monolítico de forma subelipsóidal. Tem uma largura muito reduzida, parecendo uma estrela e 2,35 metro de altura. Foi recentemente colocado na posição vertical. Existem mais dois menires que sofreram a mesma intervenção, o Menir da Velarinha e o Menir da Pedreirinha, que se encontram a cerca de 3Km do Menir do Gregórios, seguindo pelo cerro, em direcção a Nascente.



Guadalupe (Vila do Bispo)

Menir de grés, grosseiramente, desbastado. Comp. 167 Cm x larg. 98 cm. No terreno encontram-se vários restos de talhe de sílex à superfície.



Ingrina (3) (Vila do Bispo)

É constituida por 2 cistas, estruturadas por lajes de calcário. Junto a estas recolheram-se fragmentos de cerâmica inerentes a taças carenadas. Este monumento data da Idade do Bronze. Perto da necrópole encontram- se 3 menires.




Ladeiras (2) (Vila do Bispo)

Tratam-se de 2 menires, talhados em calcário branco, com forma subcilíndrica. Um mede apenas 0,47m e o outro 2,5m. Localizam-se num cerro sobre a Ribeira da Serra Borges



Lameira (Portimão)


Lombos (3) (Lagoa)
Menir de Lombos: Planalto de areias quaternárias com 89m de altura onde foram recolhidos artefactos de pedra lascada com talhe "tipo languedocense", cerâmica com decoração, artefactos de pedra polida e elementos de mó. Foram ainda descobertos nesta estação inédita, três bétilos em calcário de forma subcónica.


Maranhão Novo (Lagos)


Marmeleiros (3) (Vila do Bispo)


Marreiros I (3) (Vila do Bispo)
Menires dos Marreiros: Foram identificados dois agrupamentos diferentes de menires, sendo possível recolher, apenas próximo de um deles, vestígios de material em pedra polida. Todos os menires apresentam, a mesma forma subcilindrica e são de côr branca.


Marreiros II (4) (Vila do Bispo)
Tratam-se de 2 conjuntos de menires, talhados em calcário, apresentando cor branca e uma forma subcilindrica ou estelar. Localizam-se a 1250 m de Vila do Bispo , mais concretamente na margem esquerda da Ribeira de Vale Marreiros.


Milrei (21) (Vila do Bispo)
Menires de Milrei: Tratam-se de 21 menires talhados em calcário branco, cujas formas variam entre: subcónica, cilíndrica e paralelepipédica. As superfícies de alguns deles apresentam-se decoradas com covinhas e cordões de elipses. Datam do Neolítico Final.


Monte Alto (Lagos)
Sítio localizado por João Velhinho e David Calado. No local os autores recolheram um fragmento de cerâmica manual decorado com cordões plásticos e identificaram um menir prismático. Aquando da visita ao local foi observado o menir mas a vegetação não permitiu a detecção de materiais arqueológicos à superfície.



Monte Branco (Silves)









Monte de Roma (Silves)








Morgados (Vila do Bispo)
Menir de Morgados: Localiza-se próximo de Budens, mais concretamente ao Km 8 da EN 125. O monumento compõe-se por um fragmento, que contem o volume de um menir. É talhado em calcário, de cor branca e apresenta forma subcilindrica.




Odiáxere (Lagos)
Menir de Odiáxere, (O): Sítio localizado por J. Velhinho e David Calado, localiza-se no limiar da plataforma do interflúvio Bensafrim/Odiáxere. No local foi identificado um menir semelhante aos que surgem decorados, mas a superfície encontrava-se de tal forma erodida que não era possível o reconhecimento de eventuais símbolos. O menir foi destruído no decurso das obras de construção do IC4 - Lagos/Lagoa.




Padrão (15) (Vila do Bispo)
Menires do Padrão: Inventariação dos menires da área (10 monumentos). Escavação integral do menir 1 do Padrão, onde foi identificada uma estrutura de combustão em fossa com restos de moluscos associados e um pequeno empedrado anexo.O espólio encontrado remete para um horizonte integrável no Neolítico final- Calcolítico inicial. Realização de sondagem junto do menir 2 para comprovar que não se tratava de um afloramento rochoso, escavação junto daestela-menir 8 (raro monumento antropomórfico e aparentemente "in situ"
Para a sua datação são apontados os 4º/3º Milénios a.C.




Palmares (4) (Lagos)




Pedra Branca (Lagos)




Pedra Escorregadia (3) (Vila do Bispo)
Menires da Pedra Escorregadia: Menir 1- Parece ser o monólito a que corresponde aquele topónimo. Em calcário branco, subcilíndrico, com 2m de altura, mostra secção elíptica medindo os eixos ortogonais da sua maior secção 1,10m e 0,80m.Encontra-se tombado; Menir 2 -Muito fragmentado, encontra-se no topo do cerro; Menir 3 -Encontra-se a 10m do menir 2.È apenas a parte superior de um grande menir, de forma tronco-cónica, de calcário branco, com 1,5m de altura e secção elíptica cujos eixos maiores medem 0,95m e 0,80m.Encontra-se tombado.A cerca de meia altura mostra, incisa uma gravura muito fina em forma de elipse.




Pedra Moirinha (Portimão)
Sítio da Pedra Moirinha: Trata-se de um grande penedo de sienito nefelínico que foi arrastado da serra de Monchique e, se encontra agora assente sobre terrenos miocénicos. Não sendo de admitir o transporte por acção glaciária, o que está geologicamente comprovado, há que admitir a acção do homem pré-histórico e considerar a Pedra Moirinha como sendo um monumento megalítico, muito provavelmente um menir de características únicas no país.



Pedras Ruivas (Loulé)




Pedras Ruivas (Portimão)




Penedo Gordo (Silves)
Monumento de corredor médio, apresentando vestígios de mamoa. A câmara de nove esteios, tem planta poligonal alongada, com cerca de 3,30m de comprimento e 2,70m de largura.O corredor, com cerca de 3m, é formado por 4 esteios de cada lado.Não foi encontrado qualquer fragmento da tampa do dólmen.




Pinheiral (2) (Lagos)
Tipologicamente o povoado fortificado do Pinheiral integra-se no conjunto de povoados fortificados designados por "castros agrícolas", caracterizados pela sua instalação em colinas de baixa altitude, em zonas férteis e bem irrigadas de vale, apresentando geralmente uam única plataforma e priviligiando o talude e o fosso como sistema defensivo. Com base na cerâmica presente na bolsa e nas camadas que a cobriam podemos caracterizar cronológicamente, por comparação com cerâmicas presentes noutras estações, a última fase de ocupação do povoado - entre meados do séc. I a.C e meados do séc. I d.C.




Pontais (Silves)
Menir dos Gregórios ou Pedra dos Cucos: Monumento do Neolítico final. Monólito de forma subelipsoidal, estreito, talhado em grés vermelho. Encontra-se tombado.
É um monumento monolítico de forma subelipsóidal. Tem uma largura muito reduzida, parecendo uma estrela e 2,35 metro de altura. Foi recentemente colocado na posição vertical. Existem mais dois menires que sofreram a mesma intervenção, o Menir da Velarinha e o Menir da Pedreirinha, que se encontram a cerca de 3Km do Menir do Gregórios, seguindo pelo cerro, em direcção a Nascente.








Portela do Padrão (4) (Lagos)
Menires da Portela do Padrão: Perto do alinhamento dos quatro menires encontram-se outros pedaços de calcário, certamente provenientes de outros megálitos.




Quinta da Queimada (7) (Lagos)
A Quinta da Queimada é o melhor preservado povoado com menires actualmente conhecido em toda a Extremadura. Foi possível realizar uma série de datações OCR. os estratos foram datados cada 5 cm. Aguardam-se os resultados de outra datação paralela (OSL). Procederam-se a análises mineralógicas e petrográficas de cerâmicas e líticos. Foram determinadas as áreas de origem da matéria prima. Procedeu-se à reconstituição das séries de sedimentação junto ao menir 3, com base nas datações provisórias de OCR. Toda a evolução sedimentológica do sítio foi unificada entre o VI milénio a.C. e aproximadamente 6500 d.C. Verificou-se a existência de estruturas construídas e distribuição micro-espacial de elementos líticos.




Rocha (2) (Lagos)




Rocha Branca (Silves)




Rochedo (Lagos)
Apesar do menir se encontrar localizado perto do limite da propriedade, este não será afectado directa ou indirectamente pela exploração da pedreira.




S.Rafael (2) (Albufeira)




Sabrosa (4) (Lagos)




Salgadas (Lagos)
Sítio identificado por J. Velhinho e David Calado, caracterizado pela presença de fragmentos de machados mirenses e peças em sílex. Localiza-se numa vertente voltada a sul, nas imediações de uns barrancos perto do local onde se encontrava o menir das Salgadas.



Santo António (2) (Vila do Bispo)
Tratam-se de restos de menires, talhados em calcário branco, com forma subcilíndrica. Localizam-se a 4 Kms NE do Cabo de S. Vicente e a 500 m da Ermida de Santo António.


Santo António de Cima (Vila do Bispo)
Foram recolhidos à superfície do terreno, indústrias sobre seixos e sobre lascas.




Serra da Borges (4) (Vila do Bispo)
Menires da Serra da Borges: Elipses segmentadas cujo eixo maior é extremamente alongado




Torre (2) (Lagos)








Vale da Lama (Silves)




Vale de França (Portimão)
Conjunto de dois menires junto a uma estrada, no Vale de França. Um deles foi recentemente removido do local e reimplantado sem qualquer tipo de intervenção arqueológica.




Vale de Gato de Cima (3) (Vila do Bispo)
Menires de Vale de Gato de Cima: Situam-se a 3 Kms de Vila do Bispo, mais concretamente a cerca de 250m do Monte do Vale do Gato de Cima. Tratam- se de 3 menires, talhados em calcário, de cor branca. Datam do neolítico final (IV- III A.C.).
Recolheram-se á superfície do terreno, artefactos de tipo mirense, nomeadamente machaodos, raspadores e lascas.




Vale de Oiro (2) (Vila do Bispo)
Menires do Vale do Oiro: Tratam-se de 2 menires, localizados num cerrinho, a cerca de 250m SO do Km 5 da EN 125, a poente da povoação da Figueira. São talhados em cacário, de cor branca e apresentam uma forma subcilíndrica. Datam do Neolítico final.
Localização e identificação de dois monólitos , assentes obre xistos e grauvaques, tombados sobre o terreno.




Velarinha (Silves)
Existem mais dois menires que sofreram a mesma intervenção, o Menir da Velarinha e o Menir da Pedreirinha, que se encontram a cerca de 3Km do Menir do Gregórios, seguindo pelo cerro, em direcção a Nascente.






A decoração, pouco variada, mas muito frequente (mais de 50%) repete esquemas gráficos/simbólicos geométricos em que os menos originais serão certamente os conjuntos de linhas paralelas ondulantes, longitudinais, com diversas ressonâncias na arte megalítica atlântica (Bueno e Balbín, 1995). Na maior parte, trata-se de motivos geométricos, organizados quase sempre ao longo de linhas longitudinais, sem paralelos imediatos nos restantes sistemas iconográficos do megalitismo europeu (David Calado, 2000a). Muitos dos menires isolados e dos conjuntos de menires ocorrem associados a vestígios de habitat neolíticos - e, muitas vezes, também mesolíticos (Gomes, 1996; Bicho et al., 2000) - aspecto que, como referi, constitui um dos traços mais originais dos menires algarvios (David Calado, 2000a, b; David Calado et al., 2003)). Contrariando uma ideia feita, aparentemente válida em algumas áreas megalíticas peninsulares (Ruiz et al., 1993), os menires do Algarve ocidental concentram-se em territórios virtualmente vazios de megalitismo funerário. Em termos de dimensões, os menires algarvios são, à escala da Península Ibérica, de tamanho pequeno e médio, nenhum deles atingindo os 4 m de comprimento e com alguns de porte tão reduzido que poderiam talvez ser classificados como bétilos. Como é habitual com os restantes menires ibéricos, a maioria dos exemplares conhecidos no Algarve, encontra-se tombada (apenas cinco foram descobertos erectos). Para além disso, os conjuntos identificados, que correspondem a possíveis recintos, apresentam um tal grau de desarticulação que se torna impossível reconstituir a respectiva planta original. Efectivamente, mesmo nos sítios que foram objecto de escavações, não foi, até hoje, possível obter esse tipo de informação. Ainda por esclarecer de uma forma cabal, persiste a questão da relação funcional e cronológica entre os menires e os materiais que, norma geral, lhes estão espacial, ou mesmo estratigraficamente, associados. Para além desta associação recorrente, foram obtidas duas datações radiocarbónicas de uma lareira, junto ao menir do Pedrão, com valores calibrados da segunda metade do VI milénio a. C.. O escavador (Gomes, 1996) refere que "a camada arqueológica a que correspondia a ocupação datada pelo 14C cobria as fossas de implantação dos dois menires", o que implicaria alguma anterioridade do monumento em relação às datações obtidas e sugere um modelo para a relação entre os menires e os habitats.

Sem comentários: