quinta-feira, julho 10, 2008

Feira de Artesanato - 11 a 20 de Julho

Loulé organiza XVII Feira de Artesanato


A Câmara Municipal de Loulé organiza, entre 11 e 20 de Julho, a XVII Feira de Artesanato do município, inserida na programação de eventos de Verão no Concelho de Loulé.
No evento vão estar presentes 80 expositores, em representação das mais genuínas tradições algarvias, de onde se destacam a empreita, a olaria, os trabalhos em palma, os bonecos de madeira, os bordados e as artes decorativas, a doçaria ou produção agro-alimentar, informou o município em comunicado.
Como novidade, a XVII Feira de Artesanato de Loulé conta este ano com a realização de workshops diários, sempre pelas 20h30, sendo que nos dias 11 e 12 terá lugar um workshop de encadernação, promovido pela Divisão de Cultura e História Local da Autarquia de Loulé.
No dia 13, os visitantes serão convidados a participar numa oficina sobre a execução de bonecas de trapo, e nos dias 14 e 17 é a vez da Divisão de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável desenvolver uma actividade ligada aos fornos solares.
A artesã Maria Cremilde Lourenço será a responsável pela oficina de empreita, a decorrer no dia 15, enquanto que para 16 de Julho está prevista uma oficina de feltro, com Maria Helena Vicente e no dia 18, será abordada a questão dos cortes de alimentos. No dia seguinte, os responsáveis da empresa Azul e Rosa vão falar dos doces regionais e finalmente, a 20 de Julho, as artesãs dos Brinquedos da Torre vão falar das técnicas de execução de brinquedos e bijutaria em madeira.
Outra novidade no certame deste ano é a colaboração da Divisão de Desporto da Câmara de Loulé com a feira, que vai colocar no recinto um espaço dedicado aos jogos tradicionais, virado para um público mais jovem. Ainda a pensar nos mais jovens, a feira contará também com um sector infanto-juvenil com actividades como leitura de contos, pinturas faciais ou jogos lúdicos.
As tasquinhas continuam a ser um dos espaços do certame mais apreciado pelos visitantes que podem saborear aqui alguns dos petiscos mais tradicionais da gastronomia algarvia, como os carapaus alimados, os caracóis, o jantar de grão, a chouriça caseira e ainda os doces e licores regionais.
A animação musical ficará a cargo de vários grupos de música tradicional portuguesa e ranchos folclóricos.
A entrada é livre e o horário de funcionamento da feira é das 20h00 às 00h00.

Sem comentários: