Terra de Maio é a designação da Feira que se realiza no Azinhal, concelho de Castro Marim, pelo segundo ano consecutivo, numa organização conjunta da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia local, nos dias 2 e 3 de Maio, visando a promoção dos produtos tradicionais, dos produtos biológicos, do artesanato, da gastronomia, da queijaria, da cabra de raça algarvia, da etnografia e do folclore daquela região do sotavento algarvio.
Trata-se de um certame que sob o lema “porque a terra tem os seus ciclos, os segredos e a sua sabedoria”, apresenta um programa bastante diversificado através de uma feira de produtos tradicionais de qualidade, com exposição de produtos e máquinas, actividades cinegéticas, provas com cães, hipismo, jogos tradicionais, perícia com máquinas especiais, animação de rua, mostra de vinhos, desfile de moda, tasquinhas com gastronomia da serra e do mar, e ainda, uma acção inovadora no território – o Laboratório de Gostos – o¬nde será feita a apresentação e degustação dos produtos da feira com maior distinção.
De salientar que o Laboratório de Gostos é fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de Castro Marim, a Qualifica – Associação Nacional de Municípios e Produtores de Produtos de Qualidade e a Direcção Regional, que irá permitir ao visitante degustar uma variedade de produtos tradicionais de qualidade, os quais serão apresentados e explicados os seus sabores de base bem como os complementos que com eles fazem a boa mesa.
Por estes motivos, a RTP 2 vai realizar o programa Entre Pratos, da responsabilidade do Chefe Henrique Sá Pessoa, a partir do Azinhal, no dia 3 de Maio, durante o qual serão confeccionados pratos com produtos tradicionais de qualidade. Outra das fortes componentes da feira prende-se com a realização de debates sobre questões da terra, designadamente, as Jornadas Técnicas do Mundo Rural e as Jornadas da Cabra de Raça Algarvia.
Durante a Terra de Maio, em colaboração com a Associação Orelhas Sem Fronteira, vai ter lugar o Atelier do Burro, um evento que consiste no desenvolvimento de actividades lúdicas e pedagógicas dirigidas às crianças envolvendo os burros com passeios pelo recinto do certame.
Também a música popular portuguesa será uma constante nesta 2ª Feira da Terra, cuja animação estará a cargo do Grupo Chocalheiros de Ficalho, as Moçoilas, Modas à Campaniça, a Bandinha d’Alegria, Cantares do Parchal, o Rastolhice, a Orquestra Típica Albicastrense e a Banda Santamaria.
PROGRAMA
Feira, Exposições, Concursos, Gastronomia e Animação
Sábado – 2 de Maio de 2009
10.00 Prova de Stº Huberto (concentração no Largo do Mercado) 13.00 Concurso da Cabra de Raça Algarvia 16.00 Abertura da Feira e da Queijaria c/ Arruada - Banda Musical Castromarinense 16.30 Actuação do Grupo Tambor Mágico 17.00 Abertura Oficial da 2ª Feira da Terra 17.30 Desfile Cork Fashion – Moda em Cortiça (Revista Algarve Mais e marca Pelcor) / Espectáculo com Aves de Rapina / Atelier do Burro 18.00 Desmancha do Atum pela Confraria do Atum de VRSA / Actuação do Rancho Folclórico do Azinhal / Hipismo – Desfile de Trajes à Portuguesa 19.00 Laboratório de Gostos / Mostra e Prova de Vinhos (Confraria dos Enófilos do Algarve) 19.30 Grupo Chocalheiros de Ficalho 20.30 As Moçoilas 21.30 Grupo Modas à Campaniça 22.45 Concerto do Grupo Santamaria
Domingo – 3 de Maio de 2009
10.00 Largada de Pombos (Associação Columbófila Castromarinense) / Motocross Mini Mix 16.00 Abertura da Feira e da Queijaria / Bandinha d’Alegria / Programa da RTP 2 – Entre Pratos - pelo Chefe de Cozinha Henrique Sá Pessoa 17.00 Espectáculo com Aves de Rapina / Orquestra Típica Albicastrense / Atelier do Burro 18.00 Hipismo – Desfile de Trajes à Portuguesa 18.30 Desfile Cork Fashion – Moda em Cortiça (Revista Algarve Mais e marca Pelcor) 19.00 Laboratório de Gostos / Mostra e Prova de Vinhos 20.30 Folclore e Etnografia 21.30 Grupo de Cantares do Parchal 22.15 Concerto do Grupo Rastolhice
JORNADAS TÉCNICAS – SEMINÁRIOS
No sábado, 2 de Maio, realizam-se as Jornadas Técnicas do Mundo Rural Algarvio, a partir das 10:00 horas, com o tema “Os Asininos na Região” pelo Dr. Mário Rui Gomes – Direcção de Serviços Veterinários, e a partir das 11.15 horas, “Os Burros / Nossos Amigos”, pela Associação Orelhas Sem Fronteiras
Pelas 12.00 horas serão abordados os “Apoios às Explorações Agrícolas e à Instalação de Jovens Agricultores”, pelo Eng. João Paulo Matias – Direcção Regional de Agricultura e Pescas, terminando o dia com um debate e a respectiva sessão de encerramento pelas 13:00 horas.
No domingo, 3 de Maio, ocorrem as “IX Jornadas da Cabra de Raça Algarvia”, também a partir das 10:00 horas, com tema “O Enquadramento da Silvopastoricia nas ZIF’s” a ser dissecado pelo Dr. Mário de Carvalho – Associação Cumeadas. Pelas 11.15 horas, será feita uma abordagem do programa LEADER no âmbito do Eixo 3 do PRODER, pelo Dr. Ricardo Bernardino – Associação Terras do Baixo Guadiana.
Às 12.00 horas, “Os novos Regimes de Exercício das Actividades Pecuárias (REAP) e Actividades Industriais (REAI)”, será tema para a comunicação dos Eng. Mário Dias e Eng. Carlos Palma – Direcção Regional de Agricultura e Pescas. Pelas 13.00 horas realizar-se-á o Encerramento da Sessão. |
Sem comentários:
Enviar um comentário