Enchidos
Chouriça
Farinheira ou Morcela de Farinha
Molho
Morcela
(Aceder ao link para saber como é convencionado)
BOM APETITE!
PARA AQUECER!
A "Estila"
Destila do medronho
Esta imagem mostra o aquecimento da fornalha.
A destila do medronho é uma actividade ancestral.
O local é a Serra de Monchique, no Sítio das Taipas, onde fomos visitar a destilaria do Sr. Zé da Silva.Esta é uma actividade em vias de extinção, que dentro de alguns anos irá provávelmente desaparecer (na sua forma artesanal).
O precioso fruto é colocado é colocado dentro da caldeira.
O Sr. Zé coloca a tampa de cobre da caldeira.
O Sr. Zé coloca a tampa de cobre da caldeira.
Está pronto !
Medronho
O NECTAR DOS DEUSES
Fruto a partir do qual se produz a aguardente de medronho. Os medronheiros crescem principalmente nas vertentes voltadas a norte das serras, por serem as mais húmidas. O seu fruto, uma drupa de forma esférica e cor vermelha quando madura, é colhida no Outono e dá origem ao famoso medronho de Monchique.
A "ESTILA"
Fabrico da aguardente de medronho.
Fermentado por meio de enzimas naturais é, em seguida, vagarosamente destilado em alambiques de cobre, uma tarefa que muitas vezes se prolonga por dias e noites. A aguardente tem um sabor próprio, muito apreciado pelos conhecedores e, quando envelhecida em cascos de carvalho, torna-se macia ao paladar.
Artesanato
FABRICO DE CALÇADO
A sapataria ocupava muitos homens da vila e dos arredores, em horas roubadas às actividades do campo. Trabalhava-se sobretudo de empreitada, ou à peça, para as lojas do concelho. Em 1957, havia no concelho várias oficinas, desconhecendo-se porém o número de operários que nelas trabalhavam.O fabrico artesanal de calçado é uma actividade que ainda se mantém em Monchique.
A sapataria ocupava muitos homens da vila e dos arredores, em horas roubadas às actividades do campo. Trabalhava-se sobretudo de empreitada, ou à peça, para as lojas do concelho. Em 1957, havia no concelho várias oficinas, desconhecendo-se porém o número de operários que nelas trabalhavam.O fabrico artesanal de calçado é uma actividade que ainda se mantém em Monchique.
TRABALHOS DE MARCENARIA
As cadeiras de tesoura são uma herança deixada pelos romanos e constituem uma peça de artesanato singular, característica do concelho de Monchique. Hoje, embora se mantenha o modelo secular, os artesãos procederam a algumas alterações de forma a obter um assento mais confortável.Podem-se encontrar cadeiras de tesoura de todos os tamanhos e feitios.
TRABALHOS EM VIME E VERGA
O vime é uma das fibras mais usadas na cestaria, sendo as canastras de verga muito procuradas devido à sua grande resistência.Em tempos o vime era muito abundante nas ribeiras servindo para o fabrico de cestos, canastras, cadeiras, etc. que se exportavam em grandes quantidades. Utilizava-se também a verga proveniente dos saiceiros. Os cestos e canastras faziam-se ainda de cavaca. Actualmente existem ainda alguns seguidores desta arte.
LINHO E TECELAGEM
O linho foi outrora intencionalmente cultivado no concelho com objectivos industriais. Era cultivado, seco e tratado nas herdades antes de seguir para Monchique, onde era fiado e tecido numa unidade industrial que havia: a famosa “Fábrica da Mataporcas”.A tecelagem em teares caseiros é uma arte muito antiga que sempre ocupou as mulheres. Antigamente, os tecidos mais grosseiros eram posteriormente tratados nos pisões. Actualmente ainda se encontra quem se dedique a esta actividade, lutando para não deixar morrer a tradição, fazendo rendas, bordados e malhas diversas.Também ainda se faz tecelagem de trapos (trapologia), executada em teares caseiros, confeccionando-se mantas, tapetes e outras peças.
CERÂMICA
Ainda é possível encontrar este ofício em Monchique e observar o fabrico desta arte ao vivo, desde o preparar do barro, à sua cozedura e pintura das peças. A pintura é totalmente livre, revelando toda a criatividade dos artesãos.
TENDÊCIAS MODERNAS
As modernas tendências do artesanato estão representadas por arranjos de flores e de ramos secos, quadros executados em tecido e esculturas a partir de ramos de árvore.
PARA ADOÇAR A BOCA
Mel
“É um mel produzido pela abelha Apis mellifera (Ibérica) e é considerado um mel de néctar, com cor amarelo escura e particularmente rico em sais minerais”.Este mel é um produto certificado, logo, produzido de acordo com as regras estipuladas no caderno de especificações, o qual inclui, designadamente, as condições de produção, extracção, embalagem e conservação do produto.
Sem comentários:
Enviar um comentário