quarta-feira, setembro 24, 2008

Festas Populares por Terras Algarvias

Festejar hoje as tradições de outrora...


Provenientes de ancestrais tradições, as festas populares do Algarve trazem até aos dias de hoje memórias de vivências passadas, ao mesmo tempo que continuam a animar as gentes.

Os festejos do Carnaval são os primeiros do calendário e decorrem em várias localidades algarvias. Para além dos tradicionais carros alegóricos, fazem parte da festa carnavalesca desfiles de cabeçudos, bandas, bailes, muita música e animação.

No primeiro dia de Maio, é tradição “atacar o Maio”, provando os primeiros figos secos, passeando pelo campo e comendo caracóis e outros petiscos.

No dia seguinte, realiza-se a Festa da Pinha, em Estoi. No passado, os almocreves de Estoi faziam o transporte de mercadorias do Algarve para o Norte, através das serras onde estavam sujeitos a acidentes e assaltos. Ao regressarem sãos e salvos, agradeciam à Senhora do Pé da Cruz a sua intervenção benfazeja. É esta tradição que ainda hoje se mantém na Festa da Pinha.

Seguindo a tradição da espiga, Salir, aldeia serrana do concelho de Loulé, fez da mesma uma grande festa, que há trinta anos se repete, atraindo nesse dia muitos visitantes para ver desfilar um rico cortejo etnográfico e experimentar os produtos agrícolas e artesanais da terra. Nesta festa, que se realiza sempre na Quinta-Feira de Ascensão, não falta a animação com grupos de cantares e ranchos folclóricos.

Junho é o mês dos Santos Populares – Santo António, São João e São Pedro - festejados em todo o país e também por todo o Algarve, respectivamente nos dias 13, 24 e 29. Nestas datas as noites são de arraial, música, vinho e sardinha assada, sendo de destacar as festas de Quarteira.

O mês de Agosto é marcado pela Festa do Banho 29, em Lagos. O banho começou por ser uma espécie de “deslocação ritual” de fim de Verão, em que os “serrenhos” desciam até ao litoral com mantas e farnel para passar aquela noite nos areais e tomar um banho “que valia por 29”.

Em Setembro, decorre em Albufeira a Festa do Pescador. Entre os jogos tradicionais do princípio do século e inúmeras diversões bem actuais, Albufeira presta, assim, uma homenagem aos homens que andam na faina.

Este é também o mês das Festas Tradicionais de Alcoutim, cujo programa de animação abrange desporto, jogos tradicionais da região, música e divertimento. Com cerca de cem anos, estas festas são conhecidas pela sua força e vitalidade e também por durarem pela noite dentro.



Video - Cultura e Tradição



Um modo muito próprio de fazer, de sentir e de festejar...

Sem comentários: