terça-feira, abril 01, 2008

Arqueologia: pedras azuis podem guardar um dos mistérios de Stonehenge

Especialistas vão voltar a escavar no monumento



O misterioso monumento Stonehenge, na Inglaterra, vai ser palco de novas escavações arqueológicas, que começam hoje e duram duas semanas. Depois de quarenta anos, estes são os primeiros trabalhos realizados dentro do círculo de pedras, noticiou a BBC. Descobrir alguns dos mistérios do local e a data precisa da sua construção são os objectivos das escavações, lideradas por dois professores britânicos especialistas no Stonehenge: Tim Darvill, da universidade de Bournemouth e Geoff Wainwright, da Society of Antiquaries.

As pedras azuis, localizadas dentro dos pilares maiores, são um dos pontos fortes das escavações. Os investigadores acreditam que estas pedras guardam uma das características atribuídas a Stonehenge: ser um local de cura milagrosa.

A hipótese é levantada com base em restos humanos encontrados na região. Alguns demonstram sinais de ossos partidos e outros vestígios de operações ao crânio. Além disso, inscrições neolíticas encontradas no local de origem das pedras azuis (Preseli Hills) indicam que os povos acreditavam que as rochas eram mágicas e que as águas dos rios tinham propriedades curativas.

Os investigadores traçaram o caminho das pedras centrais de Stonehenge, que têm um matiz azulado. Elas foram trazidas de Preseli Hills, tenho sido transportadas das montanhas de Gales até a Planície de Salisbury, onde fica o monumento. "Isto é um processo [transporte de pedras] que aconteceu em vários monumentos da Europa", explicou ao PÚBLICO o arqueólogo Vítor Gonçalves, da Universidade de Lisboa. "As pedras azuis foram levadas para Stonehenge mas não são as mais antigas da construção", disse.

As escavações vão tentar descobrir quando é que o círculo de Stonehenge, constituído pelas pedras azuis, foi edificado. Outros estudos realizados na década de 1990 concluíram que o círculo foi feito por volta de 2500 antes de Cristo (a.C.), mas não foi possível chegar a uma data mais exacta.

O projecto é apoiado pela “English Heritage”, instituição pública promove a história do país, e vai ser acompanhado, com cobertura multimédia, pela BBC.

Local com forte "carga de sagrado"
Stonehenge guarda cinzas de mais 250 corpos. Era um local de culto, de adoração dos ancestrais e comunhão com os mortos. Isto faz com que o monumento seja considerado o maior cemitério da Grã-Bretanha antiga. Mesmo assim, a função original de Stonehenge ainda suscita muitas teorias.

"É um momumento fantástico. É uma série de monumentos que foram sendo construídos ao logo do tempo, o que vemos hoje é da Idade do Bronze", contou Vítor Gonçalves. "As primeiras construções no local datam de 4000 a.C.", referiu.

No ano passado, escavações arqueológicas feitas perto da Planície de Salisbury encontraram vestígios de casas antigas que, ao que as provas científicas demonstram, eram usadas para a realização de festas e cerimónias fúnebres. "Há espaços que têm uma carga de sagrado muito forte e acabam por ser conservados" durante os tempos, como o Stonehenge.

De acordo com o director do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa, existem mais monumentos semelhantes ao Stonehenge naquela região da Grã-Bretanha. Para além de locais sagrados, estas construções também foram usadas para a observação astronómica.

Se o local é já considerado um espaço de culto aos mortos e de religiosidade, as novas escavações pretendem descobrir se Stonehenge foi também um local de peregrinação para salvar vidas ou curar doenças. O local já foi escavado e estudado "durante muito tempo", pelo que Vítor Gonçalves pensa que é "difícil" saber-se mais do que se sabe agora.


Fonte

4 comentários:

Anónimo disse...

Pedras azuis?!Parece mentira;)! Quanto aos posts sobre os presos políticos bem dito. A própria comunicação social faz aquilo que se chama a "indignação selectiva" em que só aquilo que não é de certa forma concordante com o status quo é que é "cozinhado" a lume brando na praça pública.
É por estas e por outras que na blogosfera temos de usar estas alcunhas ( em bom algarvio é anexim mas não sei se está bem escrito).
Agora outro assunto completamente diferente. Assinalam-se este ano a 2 de Agosto os 170 anos(1838) do fuzilamento do grande Algarvio que foi o Remexido. Estamos a tentar que Albufeira faça alguma coisa mas está difícil.

Ategina disse...

Quando existem pessoas que só porque expressam uma simples opinião e depois caiem-lhe em cima dizendo que são pessoas más...ou dizem os podres dos pulhiticos, ou apresentam ideias politicas alternativas, somos todos uns criminosos, somos horriveis...
A maçonaria odeia os nacionalistas, por isso esta perseguição sem tréguas , sem limites.
É bom ver pessoas sensatas como o senhor escarpão, obrigada pelos comentários :)
cumprimentos

Anónimo disse...

Eu é que agradeço, um blog "marafado" como este, por favor, senhor não.Apenas não digo o meu nome porque devido à minha vida neste momento sofreria represálias por assumir as minhas ideias. Planeio se as coisas correrem melhor mudar isto, mas ainda não sei quando.
Nós não temos nem somos uma sociedade plural no sentido de abertura às opiniões dos outros. Quem toma uma posição,fora do políticamente correcto paga um preço.
Sinceramente não sei se será a Maçonaria ou a Opus Dei ou alguma outra. Sinto que hoje estamos numa verdadeira Oligarquia entre as grandes empresas e grupos de interesse/pressão que dominam os políticos do Bloco Central.

Ategina disse...

Eu já estou a começar a pagar esse preço...
Compreendo quando diz que não se pode identificar, só porque dizemos a verdade e temos ideais ficamos com a cabeça a prémio, mas espero que chegue o dia que todos vão ter o que merecem.
Cumprimentos.