sábado, março 15, 2008

Festas e Jogos Tradicionais

Festa da Páscoa no Monte Ruivo (Alte)

O Grupo Desportivo Serrano, no Monte Ruivo (Alte), continua a sua aposta nas actividades desportivas e nos jogos tradicionais. Na Festa da Páscoa vai realizar o Torneio da Sueca (21 de Março), o Torneio de Malha na terra (22 de Março) e o Torneio de Vintém (23 de Março).

”Já lá vão 34 anos que o Grupo Desportivo Serrano, no Monte Ruivo (Alte), tem vindo a dinamizar actividades com as pessoas e para as pessoas da freguesia de Alte e das povoações vizinhas” frisa o Grupo Desportivo Serrano, em comunicado.

5 comentários:

Anónimo disse...

Olá, boa noite

Li vosso artigo sobre a villa romana da Abicada e se fosse possivel gostaria que me indicassem onde posso obter fontes bibliográficas sobre esta villa romana. Eu explico:sou estudante universitária (FCSH-UNL-licenciatura de Histª da Arte) e ando a reunir bibliografia para fazer um trabalho precisamente sb a Abicada. Moro em Lisboa, mas tenho casa no Alvor. Como sabia que existia a dita villa romana, fui visitá-la. E, para meu pesar, vi que estava completamente abandonada.ENtrei, vi, fotografei e indignei-me pelo abandono. Por isso pensei em fazer um trabalho sobre a villa e os seus mosaicos. Talvez assim, quem sabe, possa contribuir para o reacender de memórias que esquecem que a integridade histórica dessa região não está só no 'turismo de praia'.
Desta forma, talvez vocês me possam dizer em que sitios de Portimão é que eu posso me dirigir para obter livros que falem sobre a villa.
Obrigada por todo o apoio que me possam dispensar.
Inês

Ategina disse...

Neste momento não tenho qualquer informação sobre a Abicada, infelizmente não estou no Algarve para poder desenvolver um estudo sobre esta situação, bem queria mas a vida não me permite. Estou sempre atenta a noticias relativas a abicada,por isso assim que saiba algo informo logo de seguida.Existe um sapal perto da villa romana, ao qual decorre um processo, a noticia que fala sobre isso está aqui: http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?site_lang=pt¬icia=21116
também este local destruido pelo capitalismo selvagem, infelizmente tudo o que temos, o nosso legado deixa de existir graças a desenfreada ganancia das pessoas.
Qualquer coisa enviei uma mensagem para aqui que eu respondo, cumprimentos.
Ategina

Ategina disse...

Vila Romana da Abicada


“Villa” romana fundada, possivelmente, entre os séculos I e II d. C., numa pequena elevação sobranceira à Ria de Alvor. Estava estruturada em torno de dois peristilos de planta quadrangular e hexagonal, com pavimento de mosaicos com padrão geométrico, uns executados a preto e branco e outros policromáticos. Descobriu-se ainda um muro estucado, que possivelmente seria pintado. Foram ainda identificados vestígios de cetárias (tanques de salga de peixe). Desconhece-se ainda quais seriam as áreas destinadas à exploração agrícola ou onde se situaria o porto.

No Museu de Lagos encontra-se exposto um muro estucado com pinturas proveniente deste sítio arqueológico.

Mais:
http://radix.cultalg.pt/visualizar.html?id=8595

Ategina disse...

Classificada desde meados do século XX como "Monumento Nacional", a "Estação romana da Quinta da Abicada" está situada a meia encosta de uma pequena elevação sobranceira à Ria do Alvor, tendo sido inicialmente escavada por José Leite de Vasconcellos (1858-1941) em 1917.
Possivelmente erguida entre os séculos I e II d.C., a zona residencial desta villa romana foi essencialmente estruturada em redor de dois peristilos de planta quadrangular e hexagonal, cujos pavimentos foram revestidos de mosaicos de padrão geométrico, a maior parte dos quais executada a preto e branco, embora se tenham registado alguns exemplares trabalhados a cores. Entretanto, uma sondagem efectuada num destes compartimentos demonstrou a primitiva existência de uma camada mural estucada, muito provavelmente pintada, como parecem indiciar os fragmentos de frescos procedentes deste sítio arqueológico, actualmente expostos no Museu de Lagos.
Para além destes elementos, foram ainda identificados vestígios de cetárias, o que poderá apontar para o exercício de uma actividade económica estreitamente relacionada com o fabrico de conservas de peixe ou do famoso garum, tão apreciado no "Mundo Romano". Esta possibilidade parece ser de igual fundamentada com o facto de os produtos, assim industrializados, poderem ter sido facilmente escoados através da Ria do Alvor, em tempos navegável.
Em todo o caso, as investigações levadas a efeito até ao momento não permitiram, ainda, definir os limites que estabeleceriam originalmente a fronteira entre a área habitacional da villa, propriamente dita, e as zonas consagradas às actividades agrícola, piscatória, industrial e portuária. É possível que estejamos em presença de uma tipologia de planta disseminada, cujo conjunto ainda se encontra por conhecer na sua totalidade.
[AMartins]


Mais
http://www.ippar.pt/pls/dippar/pat_pesq_detalhe?code_pass=69702

Anónimo disse...

Olá ATegina
Obrigada pela ajuda. Entretanto, já tinha chegado ao site do ippar e encontrei um livro que me vai ajudar um pouco.
Faço questão de fazer este trabalho precisamente para dar o meu contributo para o NÂO ABANDONO da villa da Abicada. Aliás já sensibilizei a nimnha Prof. e os meus colegas para tal situação.

Obrigada mais uma vez
Inês