Ataegina - deusa do renascimento(Primavera),fertilidade,natureza e cura.O nome Ataegina é originário do celta Ate + Gena (renascimento).Era venerada na Lusitânia e na Bética. Existem santuários dedicados à deusa em Elvas, Mérida e Cáceres na Extremadura espanhola,além de outros locais, especialmente perto do Rio.Era das principais deusas veneradas em Myrtilis(Mértola),Pax Julia(Beja),e especialmente venerada na cidade de Turobriga(Huelva).
domingo, abril 11, 2010
Loulé mostra monumentos com vida
A cozinha tradicional da alcaidaria do Castelo ou a antiga fábrica dos frutos secos são palco do programa organizado pelo Município, para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se comemora no dia 18.Saiba mais aqui.
O programa inclui actividades para todos os gostos e que têm em comum o facto de se realizarem em monumentos e locais de interesse turístico do concelho.
O programa das comemorações começa já na segunda-feira, dia 12, e decorre até dia 16, sendo que o primeiro dia é dedicado ao público infantil com a Cozinha Tradicional da Alcaidaria do Castelo a ser palco dos ateliers “Vamos fazer empreita” que decorrem todos os dias da semana, entre as 10h00 e as 12h00, destinados aos alunos do 1º ciclo.
Todos os dias da semana decorre também a iniciativa “Vamos apanhar frutos secos”, igualmente destinada aos mais pequenos, que vai ter lugar entre as 15h00 e as 17h00, no Centro Interpretativo dos Frutos Secos.
Já no sábado, dia 17, a Alcaidaria do Castelo volta a ser o palco das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, recebendo, pelas 16h30, o concerto do Grupo de Santa Maria. De tarde, as actividades são dedicadas aos adultos, com o atelier “Transforma”, sobre culinária com frutos secos, a decorrer entre as 14h30 e as 17h30, no Centro Interpretativo dos Frutos Secos, sob a coordenação de Sérgio Relvas.
Com as actividades no Centro Interpretativos dos Frutos Secos, a autarquia pretende “divulgar e possibilitar uma maior fruição do espaço onde outrora funcionou uma unidade fabril de transformação e comercialização de frutos secos, desactivada nos anos 90 do século passado e adaptada a espaço museológico em 1998”.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário