sábado, março 12, 2011

Conistorgis - Algarve: Uma Cidade Real

Sol, areia, mar e... muito relax!

Algumas das mais bonitas e acolhedoras praias do mundo estão no Algarve. E por isso, todos os anos, milhares de turistas as procuram. Trata-se de um património natural que tem vindo a ser aproveitado de forma sustentada, dando origem a espaços de qualidade aptos a responder a diferentes necessidades. Praias para todos os gostos, na sua maioria reconhecidas com a chancela europeia da “Bandeira Azul”.
Ao longo de cerca de 200km, a costa algarvia divide-se em enseadas, falésias, grutas, praias rochosas e amplos areais. Praias de diferentes formas e tamanhos, banhadas por águas límpidas, tépidas e tranquilas.
Irresistível também, é o clima ameno que aqui se vive ao longo de todo o ano. Entre Odeceixe e Vila Real de Santo António, toda a faixa litoral desfruta de um microclima de características mediterrânicas em que as temperaturas variam entre os 15º, no Inverno, e os 30º no Verão.
As praias do Algarve constituem, assim, a escolha ideal para umas férias revigorantes.
Actividades
Praias Activas
Entre paisagens de cortar a respiração, com arribas altíssimas, rochedos cor de barro e um mar azul...
Praias para Todos os Gostos
Nos cerca de duzentos quilómetros de costa algarvia, há paisagens tão distintas...
Praia em Família
Região portuguesa com o maior número de praias, o Algarve oferece excelentes propostas...
Praias à Medida
O Algarve é perfeito para passar as férias do Verão..
Praias Galardoadas
O Algarve possui das praias mais atractivas e belas do mundo, de finas areias e águas transparentes...









Bem-vindo ao Algarve 

Algarve. Para onde quer que as atenções se virem, as cores da serra e do mar estão sempre presentes, numa aguarela em que ressaltam pontos dourados, verdes e azuis. A região é extensa e simpática, com clima mediterrânico, marcada pelos odores da maresia e das flores silvestres.

Um passeio a pé pelo emaranhado de ruas, vielas e escadinhas do interior algarvio é a melhor forma de conhecer esta zona da região. Perca-se ainda na vastidão da orla litoral, tendo como fundo as mais belas praias da Europa, onde se avistam os recortes dos rochedos e as facécias das sombras que eles deixam no areal.
Depois dos encantos da paisagem, os aromas e sabores da cozinha tradicional algarvia. Cardápio confeccionado com peixe e marisco, caso da caldeirada de peixe ou da cataplana de amêijoas, ou com toda a tradição da comida serrana, como os cozidos de grão e de couve. O elenco das ofertas passa também pelas afamadas delícias regionais, representadas pelo figo, amêndoa, alfarroba e pela aguardente de medronho, destilada nas zonas da serra em velhos alambiques cobreados.
Atravessar o Algarve, erguido entre locais de elevado interesse ecológico, ricos em biodiversidade e ecossistemas, é caminhar por séculos de tradição, ainda hoje intacta. O artesanato que os artífices algarvios habilmente manufacturam, recorrendo a técnicas ancestrais, manifesta-se na olaria, cestaria, nas peças de cobre, latão e nos trabalhos de linho e de juta. 
A dois passos da tranquilidade do interior, as animadas noites algarvias. Bares, discotecas, marinas e casinos asseguram a diversão dos mais foliões. 
O património construído é outro ponto de paragem obrigatória. A arquitectura das casas caiadas, com platibandas coloridas e chaminés de beleza inigualável, os campanários das igrejas e os museus, que revelam excertos dos antepassados do povo algarvio, contribuem para a singularidade deste destino.
Recomenda-se também a prática de desporto ao ar livre, seja nos campos de golfe verdejantes, nas infra-estruturas que a região oferece para a actividade física, na costa ou nos montes algarvios, que depois dos rigores do Inverno, e ainda antes dos primeiros sinais primaveris, vestem-se de um branco róseo, devido às amendoeiras em flor que salpicam o horizonte.
O retrato de um Algarve que espera por si, todo o ano.



Trilhar Caminho
Por veredas e caminhos, ao encontro do paraíso
A região algarvia é um daqueles lugares onde ninguém fica indiferente às tradições das gentes, à exuberância dos lugares e à diversidade das paisagens. Para descobrir este santuário natural, com incursões muçulmanas na sua história, nada melhor do que trilhar caminhos.
A jornada pode começar junto à faixa litoral, onde o mar se une a hábitos piscatórios seculares, e acabar no Barrocal ou no interior algarvio.
Implícito estará sempre o legado etnográfico das gentes, que pode ser interpretado num passeio sugestivo a pé, a cavalo, de bicicleta ou de jipe.
Nesta última opção, há safaris que percorrem as serras algarvias, por entre magníficas paisagens, em passeios que incluem provas da gastronomia regional confeccionada de forma tradicional e, sempre, apetitosa.
Num registo mais calmo, mas não isento de emoções, os passeios de bicicleta ou as marchas pedestres, que são organizadas na floresta de Monchique ou na meia encosta da Serra do Caldeirão, possibilitam a descoberta de outro Algarve, suave e bucólico, onde é possível partilhar momentos únicos com a natureza.
O hipismo é outro desporto praticado no Algarve ao longo de todo o ano e em variados locais, pelo que os mais experientes podem optar por esta via para explorar os lugares mais recônditos das serras.
Sugestões

Passeios a Cavalo
Com uma localização excepcional, condições naturais privilegiadas e clima ameno todo o ano...

Reservas de Caça
O Sul de Portugal é hoje um paraíso para os que apreciam os desafios da caça desportiva...

Orientação
Terra de contrastes e paisagens de encantar, o Algarve é o local ideal para praticar orientação...

Passeios de Burro
Simpáticos, dóceis e muito obedientes, os burros proporcionam passeios divertidos...

Safaris
Safari é sinónimo de aventura, quando se trata de explorar as serras algarvias e as suas magníficas paisagens...

Caminhadas
Caminhar nos trilhos e veredas algarvias permite partilhar momentos únicos com a natureza...

BTT
Um passeio de BTT pela serra do Caldeirão, ou num cenário composto por salinas e sapais da Ria Formosa...



Cultura e Tradição

Um modo muito próprio de fazer, de sentir e de festejar

Muito mais do que praias magníficas e um clima abençoado, o Algarve tem para oferecer um riquíssimo património etnográfico que vale bem a pena partilhar com os prazeres do Sol e do Mar. Ou então dedicar-lhe um tempo próprio.
Porque no Algarve há hábitos seculares, tradições ainda vivas e património construído, que podem ser usufruídas ao longo de todo o ano. Desde modos tão particulares de celebrar ocasiões festivas (como a Páscoa, o Natal ou a Primavera) até testemunhos edificados de épocas antigas e recentes, passando, naturalmente, pelas irresistíveis iguarias que fazem a Gastronomia da região, os algarvios deixaram, ao longo dos séculos, um legado tão precioso que se impõe conhecer intimamente.
Actividades
Casas Típicas
Com características singulares em relação ao resto do país, a arquitectura...
Modos de Fazer
Testemunho das artes tradicionais, mas também da cultura, da sociedade e da economia do Algarve de outros tempos...
Sabores da Serra e do Mar
Conhecer a cozinha regional algarvia é obrigatório para quem visita a região.
Testemunhos do Passado
Desde tempos remotos, o Algarve tem sido lugar de fixação de vários povos...
Usos e Costumes
Região que desde sempre sofreu ocupações de povos provenientes...
Viajar na História
Muitos foram os povos - e grandes os acontecimentos - que passaram pelo Algarve desde o início dos tempos...




Natureza e Paisagem

Cenários idílicos para desfrutar

A diversidade da Natureza é, definitivamente, uma das maiores riquezas do Algarve. Facilmente o visitante pode movimentar-se nas diferentes nuances de um mesmo mundo. Do litoral à serra algarvia, há toda uma diversidade possível de explorar de formas, também elas, diferentes.
Na orla costeira, um sistema ecológico de espantosa biodiversidade – desde aves autóctones, com ninhos entufados, aos moluscos e crustáceos que representam a principal fonte de rendimento dos marisqueiros do sul – convida a uma observação mais atenta durante agradáveis passeios pedestres.
Longe das extensas praias e das arribas abruptas, o verde garrido mistura-se com as tonalidades castanhas da terra na vasta extensão do Barrocal, que abre as portas de outro Algarve aos visitantes, coberto de laranjais e de pomares de figo, alfarroba e amêndoa.
E também aqui há trilhos por desbravar. Léguas de paisagens de características geológicas especiais – xisto e rocha aparentada ao granito – para serem desfrutadas na calmaria da serra, entre amigos ou em família. 
Actividades
Áreas Naturais
Na multiplicidade algarvia encontram-se espaços em que a Natureza se encontra ainda em estado puro...
Cenários
A paisagem algarvia é multifacetada e constitui um dos principais atractivos para quem visita a região.
Vida Selvagem
As condições naturais de excepção, em que o clima é ameno, o Sol abundante e as chuvas brandas...

2 comentários:

anónimo disse...

Gostei muito do teu blog.
Esta´excelente.
Obrigado por partilhares.
Bênçãos para ti.

anónimo disse...

Excelente blogue.
Adorei a concepção, admirável e obrigado por partilhares.