sábado, fevereiro 06, 2010

Agenda para e sobre o ETHNO

Casa do Povo de Santo Estêvão de Tavira recebe evento "Brincando com Provérbios"


Iniciativa terá lugar no próximo dia 11 de Fevereiro

Numa organização colaborativa entre a Associação Internacional de Paremiologia (AIP-IAP), o Centro Social de Santo Estêvão de Tavira e a Escola Integrada de Santo Estêvão de Tavira, terá lugar no próximo dia 11 de Fevereiro, pelas 14h00, no Espaço Polivalente da Casa do Povo de Santo Estêvão de Tavira (CPSE), o evento "Brincando com Provérbios".

Os provérbios são sabedoria ancestral contida em poucas palavras; uma riqueza cultural de valor inestimável. É nesse sentido que se propõe este encontro, de natureza intergeracional e aberta a toda a comunidade, que pretende ser o palco para a troca/transmissão deste forma de conhecimento. 

Este evento contará com a dinamização de Rui Soares (AIP-IAP), Maria do Rosário Cavaco Afonso e Felisberto Monteiro Raio.










Centro de Artes e Ofícios de S. Brás de Alportel “À Descoberta das Artes e Ofícios Tradicionais”

Durante o mês de Fevereiro, o Centro de Artes e Ofícios, o mais recente espaço cultural de São Brás de Alportel apresenta “Dias Vivos”, uma proposta de dinamização cultural, que visa dar a conhecer a exposição “À Descoberta das Artes e Ofícios Tradicionais” com demonstrações ao vivo de ofícios tradicionais.

Patente desde a abertura deste mais equipamento cultural, esta exposição retrata 17 histórias de vida de mestres artesãos que guardam nas suas mãos calejadas pelo tempo a sabedoria ancestral dos ofícios tradicionais.

No dia 5, o Dia Vivo é dedicado à empreita, com a presença de Custódio Cavaco e Maria Francisca, os artesãos que se dedicam a esta bonita arte, confeccionado tapetes, alcofas, entre outros materiais feitos nesta matéria-prima de difícil aprendizagem.

No dia 8, é João Florêncio o protagonista de mais um Dia Vivo na Exposição. Ele que dedica grande parte do seu tempo a preparar e a trabalhar o esparto. O passar dos anos roubou-lhe a agilidade das mãos, mas mantém a teimosa vontade de criar e reinventar a aplicação deste material, de dura laboração. E ao sabor da criatividade, o artesão tem juntado aos artigos mais tradicionais, um conjunto de curiosas produções em esparto: gravatas, e até soutiens, entre muitas outras peças mais divertidas e ousadas.

Segue-se o mel, no dia 10, com a participação do apicultor Artur Marcos, que será o protagonista deste dia.

No dia 22, é Dia do Sapateiro, com a participação ao vivo de Elisiário Vaz, que apresentará a arte do conserto do calçado. A arte de fazer sapatos por medida, recortar o cabedal, deitar solas e meias solas, continua viva nas mãos de Elisiário Vaz, um sapateiro à moda antiga com muitas histórias para contar.

A fechar o mês e este ciclo de Dias Vivos, estará no dia 24, a costureira Maria José. O som da velha singer a pedal promete invadir o Centro de Artes e Ofícios para relembrar os velhos tempos de costura desta afamada modista.

Para o mês de Março, o Centro já se encontra a preparar a próxima exposição, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher. Em “Março, Mês de Mulher”, o espaço acolherá trabalhos de mãos femininas, em resultado dos projectos de formação de adultos que têm sido desenvolvidos no concelho.

Sem comentários: