quinta-feira, dezembro 03, 2009

ETNO








SILVES 3 DEZ


Vários Restaurantes - Messines (até domingo 06 dezembro 2009)

4.ª SEMANA GASTRONÓMICA DA FREGUESIA DE S. B. MESSINES.



--------------------------------------------------------------

ALCOUTIM 3 DEZ

Centro de Artes e Ofícios (até quinta-feira 31 dezembro 2009)

Exposição de bonecas de juta “Tradições da Nossa Gente”, da autoria de Maria Helena Ramos Barão Couto. (9:00h-17:00h)

---------------------------------------------------------------


ALJEZUR 4 DEZ

Pavilhão de Feiras (até domingo 06 dezembro 2009)
FESTIVAL DA BATATA-DOCE DE ALJEZUR.








FESTIVAL DA BATATA-DOCE EM ALJEZUR


É já nos próximos dias 4, 5 e 6 de Dezembro. Aproveite a ocasião e marque a sua estadia connosco em terras Vicentinas. Não perca mais uma edição do famoso festival da Batata-doce em Aljezur. 


O evento é já conhecido de muitos e tornou-se numa das imagens de marca da localidade de Aljezur. Este ano realizar-se-á durante os dias 4, 5 e 6 de Dezembro no Pavilhão de Feiras de Aljezur - gastronomia, produtos regionais, animação, artesanato - são boas razões para um excelente fim-de-semana em Aljezur. 


É nesta região, fruto de condições ambientais únicas que se encontra a maior área de produção da célebre batata-doce de Aljezur. O sol, as terras, as águas, o ar não poluído e o clima da região fazem destas batatas-doces um produto de sabor diferente e de reconhecida qualidade. É também um produto natural, comercialmente designado por cultura “biológica, sem qualquer aplicação de pesticidas.


Atendendo ao enorme potencial que a “Batata-Doce de Aljezur” representa para o desenvolvimento do concelho, sendo já um produto certificado com Indicação Geográfica Protegida, este evento constitui hoje um importante espaço de promoção dos recursos e actividades que lhe estão associados, como a agricultura, a indústria, o comércio, o turismo ou os serviços, não deixando de parte os recursos culturais, sejam eles a gastronomia, o artesanato, os ofícios, as tradições, a natureza, ou o património, observados segundo uma lógica integrada e de complementaridade.


Este ano o certame terá uma novidade… workshops de cozinha, onde a batata-doce impera, serão apresentados por cozinheiros reconhecidos a nível regional e por outros nomes conhecidos do público. Também provas de vinhos, e outras demonstrações culinárias serão motivo de atracção neste Festival.


Festival da Batata-doce de Aljezur - 04 a 06 de Dezembro 2009


Horário:
Sexta-feira (04/12): das 18:00h às 24:00h
Sábado (05/12): das 12:00h às 24:00h
Domingo (06/12): das 12:00h às 23:00h


Entrada: gratuita

-----------------------------------------------------

doçaria vrsa

I Mostra de Doçaria Algarvia em Vila Real de Santo António

Entre os dias 5 e 8 de Novembro.

A doçaria tradicional algarvia estará patente entre hoje e domingo (dias 5 a 8), no Centro Cultural António Aleixo, em Vila Real de Santo António, com a realização da I Mostra da Doçaria Algarvia. 


“A demonstração ao público da doçaria tradicional, com novas e fascinantes técnicas de pastelaria, entre elas as esculturas de chocolate, a modelagem artística em pasta de açúcar e a construção de bolos a três dimensões”, é o grande objectivo do evento. 


A iniciativa, uma organização da cakedesigner Paula Costa e do formador Osvaldo Piuza, com o apoio da autarquia vila-realense, contará com mais de vinte expositores oriundos de todo o Algarve, alguns dos quais com trabalhos ao vivo. 


Além da realização de workshops em açúcar e chocolate, a agenda desta mostra prevê visitas de alunos dos infantários, pré-escolas e 1.º ano das escolas das três freguesias do concelho. 


As crianças terão a possibilidade “de interagir com os escultores e com todos os produtos utilizados na confecção dos bolos, brincar e provar os diferentes chocolates”, frisa a autarquia, destacando ainda a exposição de uma escultura em chocolate do Marquês de Pombal, em dimensões reais. 


A mostra poderá ser visitada entre as 10:30 e as 22:00 horas.

Sem comentários: