domingo, novembro 22, 2009

O Capital fala mais alto! é triste...


Loulé: Golfe da Quinta de Ombria avança 




Apesar da polémica e queixas a Bruxelas, grupo finlandês Pontos apresenta hoje, oficialmente, o campo de golfe da Quinta da Ombria, Querença. Conclusão do resort daqui a 8 anos, investimento de 200 milhões de euros.
[...]
O empreendimento vai ocupar 144 hectares, no Sítio Barrocal da Rede Natura e Sítio Classificado da Fonte Benémola. O golfe e áreas de enquadramento paisagístico espalham-se por 64 hectares e a imobiliária e acessos ocupam 41 hectares. Os espaços naturais ocupam 38 hectares nas áreas de declive, existindo ainda uma área de um hectare destinada a agricultura biológica.
[...]
Queixas chegaram a Bruxelas

O processo de licenciamento da Quinta da Ombria não foi pacífico e na prática arrastou-se por cerca de 20 anos. Em 2004 a Liga para a Protecção da Natureza (LPN), escolheu simbolicamente o Dia Nacional da Água para apresentar em Bruxelas uma queixa, alegando que “o projecto pode pôr em risco a qualidade das águas do aquífero Querença-Silves, a maior reserva subterrânea de água do Algarve, devido à utilização de fertilizantes e produtos fitossanitários no campo de golfe" e ainda por ameaçar espécies de conservação prioritária.

[...]
Ambientalistas resistem

A organização ambientalista Almargem volta à carga e em 26 de Junho deste ano, quando critica a destruição das copas de dezenas de azinheiros e sobreiros na Quinta da Ombria e apela às autoridades para que não deixem passar "impune" o que apelidam de crime.

A Almargem alega que a operação não tinha "qualquer cobertura legal", apesar da administração do empreendimento ter explicado tratar-se unicamente de uma limpeza necessária.

Para os ambientalistas, porém, o corte condenou as árvores de "forma dissimulada".

A Almargem apelava “às autoridades competentes não deixem passar impune mais este crime cometido em nome de um desenvolvimento à custa dos recursos naturais e que demora a ser erradicado de terras algarvias".


Depois de cerca de vinte anos de estudos e polémica, com a participação de diversas entidades regionais, designadamente o representante do Governo Civil, este domingo marca o início do empreendimento Quinta da Ombria.




Retirado do Observatório do Algarve

Sem comentários: