terça-feira, outubro 20, 2009

VII Encontro de Arqueologia do Algarve - Silves

Silves organiza 7º encontro de arqueologia do Algarve







Dias 22,23 e 24.

O 7º Encontro de Arqueologia do Algarve, promovido pela Câmara Municipal de Silves, em conjunto com o IGESPAR, a Universidade do Algarve e o Direcção Regional de Cultura do Algarve decorrerá nos próximos dias 22, 23 e 24 de Outubro, em Silves.

O evento assume este ano o seu formato regular, objectivando-se a apresentação de comunicações e posters resultantes de trabalhos (de campo ou estudos de materiais) ocorridos na região do Algarve, no biénio de 2008/2009.

Os temas em destaque nos vários painéis que terão lugar durante os três dias do encontro são os seguintes: “Pré-História do Algarve”, “Proto-História do Algarve”, “O Algarve na Época Romana”, “A permanência islâmica no Algarve”, “As Necrópoles do Algarve da Pré-História à Actualidade” e “O Algarve moderno e contemporâneo”. Haverá, também, uma mesa redonda, que abordará “A Arqueologia e as outras ciências. Contributo das arqueociências para a interpretação do Património Arqueológico Algarvio”.


Para mais informações deverão contactar o Gabinete de Arqueologia, Conservação e Restauro, através do email maria.gonçalves@cm-silves.pt ou do telefone 282 444 100.

LOBO IBÉRICO EM PERIGO!

Parque eólico do Douro Sul ameaça lobo-ibérico alerta a Quercus




O projecto prevê a implantação de 103 aerogeradores nas Serras de Leomil e da Nave onde habita uma das poucas alcateias que sobrevivem a sul do rio Douro o que poderá pôr em causa não só a estabilidade reprodutora desta alcateia mas também a continuidade da população lupina de que faz parte.

A 6 de Outubro foi emitida a Declaração de Impacto Ambiental relativa ao projecto do parque eólico do Douro Sul, que foi favorável. O parque eólico eólico será instalado nas Serras de Leomil e da Nave, numa zona de ocorrência de lobo-ibérico e que inclui parte do território de uma das 5-6 alcateias sobreviventes a sul do Rio Douro.

O lobo-ibérico é uma espécie em perigo de extinção protegida por lei em Portugal, que proíbe não só o abate e a captura de animais desta espécie mas também a destruição/deterioração do seu habitat e a perturbação das suas actividades, em particular as de reprodução.

A instalação de 103 aerogeradores, a construção de linhas de alta tensão e a abertura de acessos à obra constituirão factores de perturbação e destruição do habitat da alcateia, incluindo zonas que os animais utilizam para reprodução e refúgio. Assim, o projecto porá em causa a estabilidade reprodutora desta alcateia e, uma vez que a população da espécie a Sul do Douro é pequena, ameaçará também a sobrevivência da população de lobos desta zona, actualmente isolada e bastante ameaçada de extinção.


O projecto do Douro Sul recebeu vários pareceres negativos relacionados com a localização e a dimensão do parque eólico e a respectiva linha eléctrica. Destes destaca-se o parecer do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade que alerta para o perigo de este parque eólico poder iniciar de “forma irreversível” o processo de extinção do lobo-ibérico a sul do Douro.

A Quercus afirma-se a favor do desenvolvimento de projectos de energias renováveis mas não quando estes põem em causa a sobrevivência de espécies ameaçadas e emblemáticas como o lobo-ibérico. Assim, a associação nacional de conservação da Natureza anuncia que formalizará uma queixa à União Europeia alegando que o Estado português está a violar as directivas nacionais e europeias autorizar a concretização do projecto do Douro Sul.



 
gray wolf

Saber mais:



sábado, outubro 17, 2009

Estudos Arqueológicos - Manuel Calado


 Da Serra d'Ossa ao Guadiana: um estudo de Pré-História regional.

Manuel Calado


Índice
PDF (43 kB)

Agradecimentos
PDF (18 kB)

1. Introdução
PDF (42 kB)

2. O espaço: delimitação e justificação da área de estudo
PDF (40 kB)

3. As tramas do espaço
PDF (139 kB)

4. A informação arqueológica publicada
PDF (99 kB)

5. Considerações metodológicas
PDF (229 kB)

6. Breves comentários sobre a neolitização do sul de Portugal
PDF (54 kB)

7. Breves comentários sobre a calcolitização do sul de Portugal
PDF (102 kB)

8. Avaliação dos dados obtidos
PDF (341 kB)

9. As teias do tempo
PDF (128 kB)

10. Um ponto da situação
PDF (58 kB)

11. Estampas - Desenho de materiais
PDF (3039 kB)

11. Estampas - Fotografia
PDF (7613 kB)

11. Estampas - Cartografia geral
PDF (1393 kB)

12. Inventário
PDF (43 kB)

13. Bibliografia
PDF (154 kB)

Resumo / Abstract
PDF (41 kB)

Feira de Castro Verde . Tradição com mais de Quatrocentos anos


sql(


Feira de Castro 2009: dias 17 e 18 de Outubro


A Feira de Castro 2009 acontece este ano nos dias 17 e 18 de Outubro. É a última grande feira do sul, que no terceiro fim-de-semana de Outubro, traz a Castro Verde gente das mais diversas regiões do país.

Instituída por Filipe II, em 1620, a Feira de Castro depressa se transformou na principal feira do sul do país, primeiro de gado, depois de mil e uma mercadorias, manufacturas e produtos da terra, animando o comércio local e regional.

Encerrando, invariavelmente, numa tradição que se perpetua, no terceiro domingo de Outubro, a feira mantém vivos alguns elos com o passado, desde o tradicional arraial de gado à venda dos produtos do pequeno comércio e da indústria familiar, das mantas de lã aos queijos, dos frutos secos aos artefactos da latoaria, das quinquilharias às loiças de barro, das alfaias agrícolas ao mobiliário rústico.

Com o passar dos tempos, a feira acabou por se moldar às exigências do presente e aos ditames da modernidade, tanto no comércio como na indústria do lazer e do divertimento. Porém, continua a mesma no apelo que faz ao convívio, à troca e ao encontro.

No âmbito deste evento secular, a Câmara Municipal de Castro Verde, irá dinamizar ainda um conjunto de iniciativas culturais que procurarão enaltecer o valor deste momento histórico.


Feira de Castro 2009: Actuação do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Conceição de Faro
17/10/2009 


O ritmo trepidante dos corridinhos, os bailes de roda e os despiques marcam mais uma vez presença nesta edição da Feira de Castro, espalhando cor e ritmo pelas ruas de Castro Verde, numa homenagem ao folclore típico do Algarve.


Praça da República. 15h00  







sql(



O Rafeiro vai à Escola: Sessões pedagógicas para alunos do 1º ciclo 


No âmbito do desfile/concurso cinófilo intitulado"O Regresso do Rafeiro à Planície", agendado para o domingo da Feira de Castro, dia 18 de Outubro, realizar-se-ão, em dias distintos, duas acções pedagógicas que têm como intuito sensibilizar as camadas mais jovens da população para esta raça canina portuguesa.

Assim, ontem, 14 de Outubro, o Estádio Municipal 25 de Abril recebeu, entre as 10h00 e as 12h00, os alunos do 1º ciclo do Ensino Básico para uma acção pedagógica onde os alunos puderam contactar directamente com os animais e aprender mais sobre as suas origens e história.

No dia 20 de Outubro, o Fórum Municipal acolhe, entre as 09h30 e as 12h00, uma Sessão de Esclarecimento sobre Educação Sanitária, orientada pela Dra. Vanessa Plantier.

No dia 18 de Outubro, a Feira de Castro, presta homenagem ao Rafeiro do Alentejo onde, para além do desfile e concurso, haverá ainda espaço para a abordagem de temas relacionados com a raça.

Para mais informações acerca do desfile/concurso contactar:
933 204 980 / 962 773 489

sexta-feira, outubro 16, 2009

III Feira da Perdiz - Martim Longo (Alcoutim)

III Feira da Perdiz em Martim Longo
III Feira da Perdiz

Aproxima-se a Feira da Perdiz em Martim Longo. A 3ª edição da Feira da Perdiz decorrerá no fim-de-semana de 30, 31 de Outubro e 1 de Novembro, no Pavilhão José Rosa Pereira.
O certame, organizado pela Câmara Municipal de Alcoutim, visa promover o concelho como zona privilegiada da cinegética nacional, nomeadamente caça à perdiz vermelha.

Grande variedade de artigos ligados à caça, exposições de espécies cinegéticas, artesanato, gastronomia regional, animação musical e actividades radicais, são alguns dos atractivos desta feira, que, nas edições anteriores, tem trazido centenas de visitantes ao concelho.

No dia 30 de Outubro, Sexta-Feira, o certame abre portas às 18.00h, com a inauguração oficial seguida de animação com a "Bandinha da Alegria". Às 21.00h uma marcha nocturna, para os adeptos da caminhada.

No Sábado, dia 31 de Outubro, a feira abre com o passeio de BTT, "Na Rota da Perdiz", seguindo-se, às 10.00h, uma largada de perdizes e pombos. Às 12.00h, para acompanhar o almoço, animação musical com os acordeonistas Ernesto, Ildefonso e António Manuel. Depois de almoço, várias actividades preenchem a tarde: III Concurso de Cães de Alcoutim, animação com "Cottas Club Jazz Band", exibições de vôo e demonstração de falcoaria, II Concurso de Vinhos Caseiros e, para terminar, animação com "Fanfarra Kaustika".

No dia de encerramento, 1 de Novembro, a animação continua com Ernesto, Ildefonso e António Manuel e as exibições de vôo e demonstrações de falcoaria. Às 16.30h a G.N.R. fará uma demonstração de cães de busca e salvamento e, por volta das 18.00h, serão entregues os prémios do II Concurso de Vinhos Caseiros.

A Feira da Perdiz, a para das tradicionais Festas de Setembro e da Feira de Artesanato de Junho, é dos eventos mais importantes na promoção e desenvolvimento económico do concelho.