sábado, março 06, 2010

Festival de Gastronomia Serrana - Tavira

Pratos de aromas serranos em Tavira 

Borrego assado com batatas doces ou Ensopado de javali são dois dos pratos que o Festival de Gastronomia Serrana, em Tavira, tem para oferecer. No cardápio há ainda entradas e sobremesas, todas com um gostinho a serra.
 
borrego_assado.jpg
Ver Galeria
 
“Herdade da Corte”, “Mesa do Cume”, “Monte Velho”, “O Constantino” e “Quinta do Marco”, são os cinco restaurantes, todos na freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo, que vão servir menus especiais inspirados na serra tavirense, de 13 de Março a 2 de Abril.
Queijo de cabra com figo e mel, Sopa de pão com tomate, Torrada à moda da serra com presunto, chouriço e queijo, Cabidela de galinha à algarvia, Cozido de grão à moda da serra ou Ensopado de Javali são alguns dos pratos preparados para aguçar o apetite dos visitantes.
Os apreciadores de gastronomia serrana que provarem as iguarias durante o Festival habilitam-se a ganhar um fim-de-semana no Pequeno Castelo, no Hotel Quinta do Marco, na Casa Vale D’El Rei, no Tavira Vacations ou na Herdade da Corte.
O Festival de Gastronomia Serrana está associado ao movimento slow cities e ao conceito slow food, que tem como principal pressuposto viver segundo critérios de qualidade, em que a cozinha tradicional se demarca do actual padrão alimentar.
Para saber mais detalhes sobre os restaurantes e conhecer as indicações para lá chegar clique aqui.

quinta-feira, março 04, 2010

FEIRA DOS ENCHIDOS - MONCHIQUE 6 E 7 MARÇO




Mesa de sabores tradicionais e tentações únicas. Para lá da mesa, as paisagens únicas da serra de Monchique. Estarão as japoneiras florindo camélias, e não se perca a grandiosidade das árvores monumentais.
monchique-arvore-camelia-gastronomia.jpg
Ver Galeria
Nestes dias em que a Natureza se recolhe em tons cinzentos, Monchique apresenta o colorido das camélias, ou japoneiras nome que ficou por ter a planta origem asiática.
Fontes, ribeiras e regatos descobrem-se a cada recanto, num jogo de água e rocha onde o verde domina. Mesmo à beira da estrada há plantas raras, pinheiros, medronheiros, camélias e… árvores seculares.

Em plena vila de Monchique há árvores monumentais que pela sua idade e porte, estão classificadas como patromónio. Junto ao Convento de Nossa Senhora do Desterro está uma imponente magnólia, que se pensa ser a maior da Europa. E terá vindo da Índia, pela mão do fundador do Mosteiro em 1631.

Na Quinta do Viador e na Quinta da Vila erguem-se duas gigantescas Araucárias, originárias da ilha de Norfolk na Austrália, de altura superior a 40 metros.A pouco menos de 3k para Norte, no Barranco dos Pisões, ergue-se um portentoso plátano. Nos próximos dias 6 e 7 de Março, decorrerá a XVII Feira dos Enchidos Tradicionais da Serra de Monchique, onde se pode experimentar o verdadeiro gosto da tradição dos enchidos artesanais, do medronho e do mel e ver o artesanato.

Paralelamente decorre uma Mostra Gastronómica à qual aderiram uma dezena de restaurantes do concelho. São obrigatórias ementas, com as receitas intemporais de Monchique. Por isso, desta vez ficam 10 sugestões de Boa Mesa: “ Fonte dos Chorões”, “ Charrette”, “Palmeirinha dos Chorões”, “Teresinha”, “Jardim das Oliveiras”, “O Fernando”, “Luar da Fóia”, “Paraíso da Montanha” e “O Planalto” e “O Parque”.

Pela primeira vez este ano, há uma mostra de cocktails à base deMedronho e mel que podem ser degustados de sexta a domingo na “Festa da Rija” do Barelefante e Café da Vila.

Monchique é uma vila aconchegante e com facilidade encontrará os restaurantes ou bares. Escolha aquele cujo ambiente mais o cativar, porque os bons sabores estão assegurados.