Ataegina - deusa do renascimento(Primavera),fertilidade,natureza e cura.O nome Ataegina é originário do celta Ate + Gena (renascimento).Era venerada na Lusitânia e na Bética. Existem santuários dedicados à deusa em Elvas, Mérida e Cáceres na Extremadura espanhola,além de outros locais, especialmente perto do Rio.Era das principais deusas veneradas em Myrtilis(Mértola),Pax Julia(Beja),e especialmente venerada na cidade de Turobriga(Huelva).
sexta-feira, julho 25, 2008
Dois Anos de Existência
Quanto ao Povo Cónio, originários da cidade real - Conistorgis, alguns dizem que: [... fontes antigas não voltam a referir-se a eles, pelo que a sua autonomia e identidade política podem ter sido aniquiladas...] . Sendo isto verdade ou não, o que quero deixar escrito é que por mais que alguém queira aniquilar todo o legado histórico, étnico-cultural europeu e sendo eu defensora desse mesmo legado, nunca, mas nunca conseguirá fazê-lo, pelo menos enquanto eu existir.
quinta-feira, julho 24, 2008
Festival Nacional de Folclore em Santa Bárbara de Nexe | |
A secção de Folclore ACRD Nexense organiza, no próximo dia 26 de Julho, o IX Festival Nacional de Folclore, com a participação de vários grupos de rancho do País. A iniciativa decorre no Largo do Rossio, em Santa Bárbara de Nexe, a partir das 21 horas. |
A Música entrelaça-se com a Tradição
“Castro Marim Palco do Acordeão” | |
É já amanhã, 25 de Julho, que a magia do acordeão regressa ao Forte de São Sebastião, para a realização da terceira edição do “Castro Marim Palco do Acordeão”. A iniciativa conta com a presença de campeões nacionais e mundiais. O evento arranca às 21:30 horas e conta com uma grande variedade de músicos, com a actuação dos alunos da Escola de Acordeão de Castro Marim e, pelas 22 horas, a grande Gala de Acordeão. João Guerreiro, Fábio Guerreiro, João Pereira, Silvino Campos, Sérgio Conceição, Nelson Conceição ou João Barradas vão interpretar temas que os levaram à obtenção de diversos prémios. A iniciativa é organizada pelo Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da câmara municipal de Castro Marim. |
Natureza: Um Local Mistico
3ª Feira Nacional de Parques Naturais e Ambiente | |
Começa esta quinta-feira, 24, em Olhão, a 3ª edição da Feira Nacional de Parques Naturais e Ambiente, que decorre até 27 de Julho, com um diversificado programa de actividades visando dar a conhecer os valores naturais da região e seu o potencial para o turismo de natureza. Entre a cidade de Olhão e a Quinta de Marim, sede do Parque Natural da Ria Formosa, vão realizar-se mais de 30 iniciativas gratuitas de descoberta e observação da natureza, animação ambiental e desporto de natureza, dirigidas a adultos, jovens e crianças. Destaca-se nove oficinas de trabalho (fotografia de natureza, «digiscoping», pintura da natureza, tratamento e recuperação de aves silvestres, salinicultura tradicional, observação de fauna aquática e marinha, agricultura biológica, construção de ninhos artificiais para aves e educação ambiental), e vários passeios temáticos (observação de aves, botânica, arqueologia, cultura urbana) a pé, de bicicleta e de barco. Já no recinto da feira, no Jardim Pescador Olhanense, acontecem dezenas de actividades outdoor de ecoturismo e turismo de natureza, também gratuitas e a abertas a todos os participantes que se desloquem a Olhão para assistir a esta mostra nacional de ecoturismo. Também dezenas de empresas de todo o país estão presentes para mostrar os seus produtos e serviços e para animar o espaço. O público em geral pode participar em actividades como baptismos de mergulho, escalada, passeios de bicicleta, passeios de segway, de barco, com burros, em carroças tradicionais algarvias, simulação de voos de parapente, jogos de educação ambiental, astronomia, demonstrações de vestuário e equipamentos de montanhismo, equipamento fotográfico, equestre, ciclismo e BTT, entre outros. A organização é uma parceria entre Câmara Municipal de Olhão, Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, Blind Note e a Associação Almargem. Visite www.feiranacionaldeparques.com |
sábado, julho 19, 2008
Recriar e Relembrar Para Não Esquecer!
As ruínas romanas do Museu Arqueológico do Cerro da Vila em Vilamoura recebem as obras do artista plástico João Pedro Vale, de 19 de Julho a 15 de Setembro.
A exposição The Storvteller parte da própria estrutura arquitectónica da vila romana. O artista propõe a recriação de outros tempos pelo levantamento, em forma de tendas variadas e de diferentes tamanhos e feitios, de algumas das divisões da vila.
Algumas tendas são similares às das campanhas militares usadas pelos romanos e outras referem-se à explosão do turismo e da cultura do lazer nos anos 60, com o campismo como forma económica de fazer férias. A arquitectura algarvia também não será esquecida.
Festas de Verão que acompanham a Tradição...
As caldeiradas são um elemento marcante da gastronomia silvense que Armação de Pêra retoma no “Festival da Caldeirada”.
A caldeirada do concelho de Silves é marcada pelo uso de peixe, marisco e todos os produtos do mar, uma mais valia permitida pela linha de costa do concelho, que se estende da freguesia de Armação de Pêra à freguesia de Pêra.
A 10ª edição do “Festival da Caldeirada” decorre nos restaurantes de Armação de Pêra, de 19 a 20 de Julho.
Consulte em anexo a lista dos restaurantes aderentes.
quinta-feira, julho 10, 2008
Feira de Artesanato - 11 a 20 de Julho
A Câmara Municipal de Loulé organiza, entre 11 e 20 de Julho, a XVII Feira de Artesanato do município, inserida na programação de eventos de Verão no Concelho de Loulé.
No evento vão estar presentes 80 expositores, em representação das mais genuínas tradições algarvias, de onde se destacam a empreita, a olaria, os trabalhos em palma, os bonecos de madeira, os bordados e as artes decorativas, a doçaria ou produção agro-alimentar, informou o município em comunicado.
Como novidade, a XVII Feira de Artesanato de Loulé conta este ano com a realização de workshops diários, sempre pelas 20h30, sendo que nos dias 11 e 12 terá lugar um workshop de encadernação, promovido pela Divisão de Cultura e História Local da Autarquia de Loulé.
No dia 13, os visitantes serão convidados a participar numa oficina sobre a execução de bonecas de trapo, e nos dias 14 e 17 é a vez da Divisão de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável desenvolver uma actividade ligada aos fornos solares.
A artesã Maria Cremilde Lourenço será a responsável pela oficina de empreita, a decorrer no dia 15, enquanto que para 16 de Julho está prevista uma oficina de feltro, com Maria Helena Vicente e no dia 18, será abordada a questão dos cortes de alimentos. No dia seguinte, os responsáveis da empresa Azul e Rosa vão falar dos doces regionais e finalmente, a 20 de Julho, as artesãs dos Brinquedos da Torre vão falar das técnicas de execução de brinquedos e bijutaria em madeira.
Outra novidade no certame deste ano é a colaboração da Divisão de Desporto da Câmara de Loulé com a feira, que vai colocar no recinto um espaço dedicado aos jogos tradicionais, virado para um público mais jovem. Ainda a pensar nos mais jovens, a feira contará também com um sector infanto-juvenil com actividades como leitura de contos, pinturas faciais ou jogos lúdicos.
As tasquinhas continuam a ser um dos espaços do certame mais apreciado pelos visitantes que podem saborear aqui alguns dos petiscos mais tradicionais da gastronomia algarvia, como os carapaus alimados, os caracóis, o jantar de grão, a chouriça caseira e ainda os doces e licores regionais.
A animação musical ficará a cargo de vários grupos de música tradicional portuguesa e ranchos folclóricos.
A entrada é livre e o horário de funcionamento da feira é das 20h00 às 00h00.
Tradição na Serra Algarvia: Feira da Serra 2008 - 25 a 27 de Julho
Tradição de qualidade, de diversidade e de genuinidade dos produtos da Terra continua a ser a marca da Feira da Serra de São Brás de Alportel. Três ingredientes que explicam o sabor único de três dias, em viagem pelas raízes mais profundas da alma algarvia.
E à tradição junta-se a animação para três dias de festa. Nesta edição, as propostas são diversificadas para três noites de música, dança e alegria.
Palco Principal
Pelo Palco Principal, durante as 3 noites da Feira da Serra, muitos são os artistas prontos a invadir o certame com a magia do espectáculo.
Na sexta-feira, 25, a Feira da Serra rende-se ao glamour da Moda, com um original desfile de roupa e acessórios em cortiça.
A conhecida modelo Carla Matadinho, participação especial no desfile de moda “Moda em cortiça para a geração XXI”, assinado pela marca Pelcor, promete surpreender e mostrar como a cortiça pode ser sinónimo de sensualidade e beleza! A conceituada marca Pelcor que tem levado a moda em cortiça aos quatro cantos do mundo apresenta as suas mais recentes colecções e pretende relevar como a tradição e a inovação se podem cruzar no limiar da ecologia. Criar moda com cortiça tem sido o ex-líbris da Pelcor, que apresenta para este desfile, uma colecção audaz, assente na junção de pele de cortiça com materiais naturais como a seda e o algodão, numa mistura de cores que pretende demonstrar que “podemos ser amigos do ambiente, com glamour e distinção.”
No sábado, 26, à música junta-se o humor, com a presença de Fernando Mendes, que traz ao certame o seu divertido espectáculo “O Peso Certo”, certamente um dos momentos de peso da Feira da Serra 2008. É o “peso” da popularidade emergente deste grande humorista, e o seu amor (dizem que o primeiro nunca se esquece...) pelo teatro de revista, que o “obrigam” a voltar ao contacto com o seu público, nos palcos deste país. Juntam-se muitos Kgs de talento, chávenas cheias de simpatia e carinho, umas pitadas de música e dança, ao gosto. Agita-se... com dificuldade dado o peso do artista, e leva-se ao palco o tempo necessário para um enorme espectáculo.
A música portuguesa continua a ser a convidada principal da Feira da Serra, num cartaz recheado de acordes tradicionais, que fecha em grande, na noite de domingo, dia 27, com José Cid, vulto maior da música nacional, que se apresentará em palco para um grande concerto que recorda a magnífica carreira deste cantor compositor.
Quem não recorda os seus inúmeros êxitos, desde “A Cabana junto à Praia” ao “Cai neve em Nova Iorque” e não vai querer dizer “Como o macaco gosta de banana, eu gosto de ti”.
Palco Sonoridades
O segundo palco da Feira, Palco Sonoridades criado na edição de 2007, com um enorme êxito, abre ao público diariamente às 19h30, apresentando diversos momentos de música, dança e animação, guardando os acordes mais tradicionais e uma mão cheia de surpresas, entre as quais a curiosa “Dança da Misteriosa”. Cada noite promete ser um espectáculo único!
Momentos de humor e diversão não vão faltar por todo o recinto, com a presença de simpáticos foliões, que surpreendem aqui e ali os visitantes e com um típico Baile Serrano que convida ao tradicional pezinho de dança a fechar as noites de sexta-feira e sábado.
Mas a animação anda à solta na Feira da Serra e não se esgota nos palcos. Os divertidos e surpreendentes Marimbondos preparam-se para assaltar de surpresa os momentos da feira, trazendo a sua alegria contagiante.
Uma última referência acerca da participação do jornal Região Sul neste certame, o único "media partner" da Feira da Serra 2008.