quinta-feira, dezembro 03, 2009

Lince Ibérico

Lince ibérico: Portugal terá habitat para libertar animais dentro de três anos








O secretário de Estado do Ambiente disse hoje estar convicto de que Portugal terá um habitat natural preparado para receber linces ibéricos no espaço de três anos e conseguirá chegar a acordo com os proprietários de terrenos agrícolas, florestais e de caça. 


"Temos o compromisso com Espanha de termos, num calendário a três anos, pelo menos um local na natureza pronto para o efeito e, ao mesmo tempo, termos as condições de presa para devolvê-los à natureza", afirmou Humberto Rosa no Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico de Silves, onde assistiu à chegada dos dois últimos animais de uma série de 16, que completam a primeira fase do projecto.




Mais...


ETNO








SILVES 3 DEZ


Vários Restaurantes - Messines (até domingo 06 dezembro 2009)

4.ª SEMANA GASTRONÓMICA DA FREGUESIA DE S. B. MESSINES.



--------------------------------------------------------------

ALCOUTIM 3 DEZ

Centro de Artes e Ofícios (até quinta-feira 31 dezembro 2009)

Exposição de bonecas de juta “Tradições da Nossa Gente”, da autoria de Maria Helena Ramos Barão Couto. (9:00h-17:00h)

---------------------------------------------------------------


ALJEZUR 4 DEZ

Pavilhão de Feiras (até domingo 06 dezembro 2009)
FESTIVAL DA BATATA-DOCE DE ALJEZUR.








FESTIVAL DA BATATA-DOCE EM ALJEZUR


É já nos próximos dias 4, 5 e 6 de Dezembro. Aproveite a ocasião e marque a sua estadia connosco em terras Vicentinas. Não perca mais uma edição do famoso festival da Batata-doce em Aljezur. 


O evento é já conhecido de muitos e tornou-se numa das imagens de marca da localidade de Aljezur. Este ano realizar-se-á durante os dias 4, 5 e 6 de Dezembro no Pavilhão de Feiras de Aljezur - gastronomia, produtos regionais, animação, artesanato - são boas razões para um excelente fim-de-semana em Aljezur. 


É nesta região, fruto de condições ambientais únicas que se encontra a maior área de produção da célebre batata-doce de Aljezur. O sol, as terras, as águas, o ar não poluído e o clima da região fazem destas batatas-doces um produto de sabor diferente e de reconhecida qualidade. É também um produto natural, comercialmente designado por cultura “biológica, sem qualquer aplicação de pesticidas.


Atendendo ao enorme potencial que a “Batata-Doce de Aljezur” representa para o desenvolvimento do concelho, sendo já um produto certificado com Indicação Geográfica Protegida, este evento constitui hoje um importante espaço de promoção dos recursos e actividades que lhe estão associados, como a agricultura, a indústria, o comércio, o turismo ou os serviços, não deixando de parte os recursos culturais, sejam eles a gastronomia, o artesanato, os ofícios, as tradições, a natureza, ou o património, observados segundo uma lógica integrada e de complementaridade.


Este ano o certame terá uma novidade… workshops de cozinha, onde a batata-doce impera, serão apresentados por cozinheiros reconhecidos a nível regional e por outros nomes conhecidos do público. Também provas de vinhos, e outras demonstrações culinárias serão motivo de atracção neste Festival.


Festival da Batata-doce de Aljezur - 04 a 06 de Dezembro 2009


Horário:
Sexta-feira (04/12): das 18:00h às 24:00h
Sábado (05/12): das 12:00h às 24:00h
Domingo (06/12): das 12:00h às 23:00h


Entrada: gratuita

-----------------------------------------------------

doçaria vrsa

I Mostra de Doçaria Algarvia em Vila Real de Santo António

Entre os dias 5 e 8 de Novembro.

A doçaria tradicional algarvia estará patente entre hoje e domingo (dias 5 a 8), no Centro Cultural António Aleixo, em Vila Real de Santo António, com a realização da I Mostra da Doçaria Algarvia. 


“A demonstração ao público da doçaria tradicional, com novas e fascinantes técnicas de pastelaria, entre elas as esculturas de chocolate, a modelagem artística em pasta de açúcar e a construção de bolos a três dimensões”, é o grande objectivo do evento. 


A iniciativa, uma organização da cakedesigner Paula Costa e do formador Osvaldo Piuza, com o apoio da autarquia vila-realense, contará com mais de vinte expositores oriundos de todo o Algarve, alguns dos quais com trabalhos ao vivo. 


Além da realização de workshops em açúcar e chocolate, a agenda desta mostra prevê visitas de alunos dos infantários, pré-escolas e 1.º ano das escolas das três freguesias do concelho. 


As crianças terão a possibilidade “de interagir com os escultores e com todos os produtos utilizados na confecção dos bolos, brincar e provar os diferentes chocolates”, frisa a autarquia, destacando ainda a exposição de uma escultura em chocolate do Marquês de Pombal, em dimensões reais. 


A mostra poderá ser visitada entre as 10:30 e as 22:00 horas.

sábado, novembro 28, 2009

Solstício de Inverno -YULE - Dia 21 Dezembro, às 17:47












Alban Arthuam







Yule (Solstício de Inverno)
O solstício de inverno é a noite mais longa do ano. No entanto, a partir deste dia, o Sol volta cada vez mais forte, para chegar ao seu ápice no solstício de verão.


A palavra Yule (pronuncia-se “iúle”) provavelmente vem da palavra escandinava “iul”, que significa “roda”. Sua data não é fixa, pois depende das correspondências astrológicas e climáticas de cada ano. No hemisfério sul, ocorre sempre por volta de 21 de junho, e no hemisfério norte por volta de 21 de dezembro.




Este dia marca a morte e o renascimento do Deus-Sol; marca também a derrota do Rei Azevinho, Deus do Ano Minguante, pelo Rei Carvalho, Deus do Ano Crescente. A Deusa, que era morte-em-vida no solstício de verão, exibe agora o seu aspecto de vida-em-morte, pois ela é a Rainha da Escuridão neste sabbat, mas também é a mãe que dá à luz a criança da promessa, que irá fertilizá-la mais tarde e trazer de volta luz e calor ao seu reino.


Apesar de no Brasil termos o costume de dizer que trata-se do “primeiro dia de inverno”, a data por volta de 21 de junho simboliza o meio do inverno, ou seja, quando o inverno está no ápice. Tanto é que, originalmente, o nome é “middle-winter” (em inglês, meio do inverno).












Árvore de Yule (árvore de Natal)
A árvore de inverno é um costume essencialmente pagão que já dura séculos. Esteve sempre tão impregnado entre os povos antigos que, mesmo após o advento do cristianismo, o costume permaneceu: no hemisfério norte, o Natal é no inverno (dezembro), e a árvore faz parte de todas as tradições natalinas.















Montar e enfeitar uma árvore é uma forma singela de homenagear os elementos e pedir sua proteção. Trata-se de uma representação de todas as árvores sendo honradas por você, portanto capriche.


Materiais necessários para confeccionar a sua árvore:
- um pequeno pinheiro verde
- pequenas bolas coloridas pintadas por você
- símbolos pagãos como sol, lua, estrelas
- pequenas velas


Na noite do solstício de inverno, acenda todas as velas que você colocou na árvore, fazendo um pedido para cada uma acesa.


Cante e dance em volta da árvore, festejando e honrando os espíritos da Natureza e os deuses: a Deusa que é Mãe e o deus que é a Criança da Promessa renascida nesse dia.










domingo, novembro 22, 2009

As Herdeiras Directas dos Celtas antigos


O Capital fala mais alto! é triste...


Loulé: Golfe da Quinta de Ombria avança 




Apesar da polémica e queixas a Bruxelas, grupo finlandês Pontos apresenta hoje, oficialmente, o campo de golfe da Quinta da Ombria, Querença. Conclusão do resort daqui a 8 anos, investimento de 200 milhões de euros.
[...]
O empreendimento vai ocupar 144 hectares, no Sítio Barrocal da Rede Natura e Sítio Classificado da Fonte Benémola. O golfe e áreas de enquadramento paisagístico espalham-se por 64 hectares e a imobiliária e acessos ocupam 41 hectares. Os espaços naturais ocupam 38 hectares nas áreas de declive, existindo ainda uma área de um hectare destinada a agricultura biológica.
[...]
Queixas chegaram a Bruxelas

O processo de licenciamento da Quinta da Ombria não foi pacífico e na prática arrastou-se por cerca de 20 anos. Em 2004 a Liga para a Protecção da Natureza (LPN), escolheu simbolicamente o Dia Nacional da Água para apresentar em Bruxelas uma queixa, alegando que “o projecto pode pôr em risco a qualidade das águas do aquífero Querença-Silves, a maior reserva subterrânea de água do Algarve, devido à utilização de fertilizantes e produtos fitossanitários no campo de golfe" e ainda por ameaçar espécies de conservação prioritária.

[...]
Ambientalistas resistem

A organização ambientalista Almargem volta à carga e em 26 de Junho deste ano, quando critica a destruição das copas de dezenas de azinheiros e sobreiros na Quinta da Ombria e apela às autoridades para que não deixem passar "impune" o que apelidam de crime.

A Almargem alega que a operação não tinha "qualquer cobertura legal", apesar da administração do empreendimento ter explicado tratar-se unicamente de uma limpeza necessária.

Para os ambientalistas, porém, o corte condenou as árvores de "forma dissimulada".

A Almargem apelava “às autoridades competentes não deixem passar impune mais este crime cometido em nome de um desenvolvimento à custa dos recursos naturais e que demora a ser erradicado de terras algarvias".


Depois de cerca de vinte anos de estudos e polémica, com a participação de diversas entidades regionais, designadamente o representante do Governo Civil, este domingo marca o início do empreendimento Quinta da Ombria.




Retirado do Observatório do Algarve