domingo, junho 14, 2009

O Cão do Barrocal Algarvio




Estes cães querem ser reconhecidos
14-06-2009 6:12:00

O Cão do Barrocal Algarvio espera obter o reconhecimento de cão de raça portuguesa. Companheiro de caçadores e pastores, é um símbolo do interior da região.
Cão do Barrocal Algarvio
Ver Galeria5

Até à década de 60, o Cão do Barrocal Algarvio figurava com o principal companheiro de caçadores e pastores no interior da região, altura em que começaram a ser introduzidas outras raças, como o perdigueiro ou o podengo.

“Os cães novos tornaram-se moda e o Cão do Barrocal quase desapareceu por completo. Quem os continuou a usar foram os caçadores com matilha de caça maior, porque sempre deram uma grande resposta a nível de caça”, conta Rogério Teixeira, da Associação de Criadores do Cão do Barrocal Algarvio (ACCBA), que tem feito grandes esforços para recuperar a raça: “Nunca olharam para o cão como se tivesse uma identidade própria até nós aparecermos”, reforça.

Nas décadas seguintes o Cão do Barrocal começou a perder algumas características que o diferenciavam e é aqui que entra a ACCBA, que tem como principal missão que a raça seja reconhecida como cão de raça portuguesa. Mas para isso terá de existir, pelo menos, quatro famílias diferenciadas com linhagens elaboradas.

“Queremos dar o passo nessa investigação genética. Estamos a tentar que o cão recupere três ou quatro linhas diferenciadas que começou a perder após a década de 60. E a reprodução tem sido levada a cabo de forma muito criteriosa”, explica e lembra que a ACCBA está aberta a fomentar protocolos com universidades que trabalham na área da genética.

“Estamos sempre preocupados com as nossas raízes e o nosso património cultural e agora podemos recuperar uma imagem da região”, assume.

A ACCBA mostrou pela primeira vez a raça algarvia na primeira Feira de Peça e Caça do Algarve, em 2004, onde apenas contavam com 20 espécimes. Hoje já existem mais de mil na região e nas feiras chegam a participar 100 cães.

O Cão do Barrocal Algarvio era conhecido como 'lanudo', 'fraldado' e 'guedelhudo'. Tem como principais características físicas o pelo macio, orelhas levantadas e peludas na base e a cauda 'em bandeira'.

“São brincalhões, mas também independentes. São muito bonitos, mas são excelentes como cão de caça: rápidos e com um bom nariz”, diz Rogério Teixeira, que realça a característica mais diferenciadora: “Quando pressentem um coelho dentro da toca 'sapateiam'”, explica.

A ACCBA é uma associação sem fins lucrativos e conta com 12 membros.

sábado, junho 13, 2009

Apresentação do livro "Costa de Caparica no areal do tempo" seta indicativa de direcção do conteúdo
Separador

Apresentação do livro de Mário Silva NevesDia: 13 de Junho
Horário: 17h30
Local: Sala Pablo Neruda
Organização: Biblioteca Municipal de Almada
Apresentação do Livro “Costa de Caparica no Areal do Tempo”
Livro de homenagem aos bravos pioneiros que perderam a vida em luta contra o mar nesta margem costeira do rincão deserto no tempo no Sul do Tejo e a todos aqueles que sobreviveram e que vieram depois para fundar o lugar que hoje é a cidade de Costa da Caparica.

ASSINE A PETIÇÃO!


«A luta dos Amigos de Armação contra a instalação do apoio balnear na sua praia, e por outras causas importantes que interessam esta vila, continua. Depois de voltarem na última quarta-feira a estar presentes na reunião pública de Câmara, onde voltaram a reafirmar a sua determinação, mas durante a qual acabou por ser adiada para amanhã a votação da ratificação da resolução fundamentada que a Presidente (sublinho Presidente, porque a restante vereação não teve dela, nem do já célebre despacho, conhecimento prévio), a recém-criada Associação faz agora uso da Internet para levar mais longe os seus objectivos.

Refiro-me à criação de uma petição on-line contra a localização do referido apoio balnear, à criação de um novo blogue que podem consultar aquie nas ligações laterais, e de um perfil no célebre Hi5, que não uso. O blogue já o consultei e acho uma excelente ideia para a divulgação pública das iniciativas da Associação; a petição não assinei por ser co-responsável no licenciamento do referido espaço que, ainda legalmente licenciado, não tem certamente o local mais apropriado, e cuja localização deve ser alterada; mas não quando está praticamente terminado e estamos em início de época balnear. Quem ressarceria o proprietário das perdas e danos? Quem daria ordem de demolição? Compreendo os receios da população: depois da obra acabada e a funcionar, quem lhes garante que os compromissos de deslocalização serão cumpridos? Eu digo: irão ser, haja dos armacenenses empenhamento. Podem contar com o meu para o cumprimento das promessas que em nome da autarquia a Presidente formulou. Compromissos formais exigem-se: estamos à beira de eleições, autárquicas e legislativas, podendo vir a alterar-se algum dos protagonistas. Também não assinei a petição porque discordo da oportunidade da interposição da providência cautelar, pelas razões já invocadas, isto é, não vai tirar o apoio donde está, vai simplesmente incapacitá-lo de trabalhar. Mas também não concordo com a fundamentação apresentada unilateralmente pela Presidente, sem ouvir o plenário, pelas razões que já comuniquei em reunião pública e que, considero, no mínimo, ridículas e gravosas para o bom nome da vila e da sua - extraordinária - praia. Votarei, por isso, contra, embora isso pouco valha, a não ser para que o Tribunal perceba o valor do documento que lhe apresentam. Enfim, estou do vosso lado na compreensão do problema e no empenho para a sua solução; divergimos, porém, na forma da atingir, o que é menor.

Felicidades para Armação e para os seus "novos amigos"!»


In Blog do Vereador


sexta-feira, junho 12, 2009

Preocupações...

Atentado Ambiental causa problemas de Saúde Pública em Silves

A Junta de Freguesia de Silves continua preocupada com os problemas de saúde pública proveniente dos cheiros nauseabundos, que afectam há largos anos toda a população residente na área do Falacho, provenientes do mau funcionamento da ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais). As descargas para o Rio Arade constituem um verdadeiro atentado ambiental.

Até quando irão as populações do Falacho e zonas limítrofes aguentar com este grave problema.




Porque será que a Srª Presidente Isabel Soares não deixa de perder tempo com arabismos, e passa a resolver situações mais urgentes e preocupantes, como as sanitárias e de saúde pública.

Tenha vergonha!

Uma pitada de politica...da minha 2ª Cidade

Autárquicas/Faro: confirmada coligação à direita
O presidente do PSD Algarve confirmou à agência Lusa que o PSD, CDS e outros pequenos partidos à direita acertaram coligação na corrida à Autarquia de Faro, liderada pelo social-democrata Macário Correia.

A possibilidade coligação entre PSD e CDS já corria em conversas de bastidores. E será anunciada oficialmente na próxima segunda-feira. Mas além do PSD e do CDS, entram também o MPT – Movimento Partido da Terra, e o PM – Partido Monárquico.

A coligação foi aprovada na sede distrital do PSD/Algarve “por larga maioria, com apenas uma abstenção”, disse o líder do PSD Algarve, Medes Bota, em declarações à Lusa.





www.regiao-sul.pt