domingo, maio 24, 2009

Feiras Etnograficas - Junho de 2009

XXIV Feira de Artesanato e Etnografia de Alcoutim

de 2009-6-13 a 2009-6-14
Praia Fluvial do Pego Fundo - Alcoutim
16.00h às 24.00h
Associação "A Moira"
Câmara Municipal de Alcoutim

Aproxima-se a XXIV Feira de Artesanato e Etnografia de Alcoutim, um dos certames mais aguardados do concelho.

A Praia Fluvial do Pego Fundo será novamente o palco da feira, a realizar-se nos dias 13 e 14 de Junho.

A Feira de Artesanato e Etnografia de Alcoutim é conhecida por oferecer aos seus visitantes uma genuína viagem ao passado da serra algarvia e da sua gente.

Artesãos e variadíssimas peças de artesanato misturam-se com os aromas da gastronomia regional e dos irresistíveis doces locais, ao ritmo de boa música tradicional. No dia 13, o grupo "Pilha Galinhas" vai animar a feira durante a tarde, ficando a animação nocturna a cargo de José Praia e Aqua Viva e de Joana Reis, que terminará a festa com um baile. No dia 14, a animação de rua estará a cargo da "Bandinha da Alegria" e o palco da feira receberá o grupo "Erva de Cheiro" e o duo "José e Vitor Guerreiro", que encerrará mais um ano de Feira de Artesanato.

Espera-se que esta edição da Feira de Artesanato e etnografia seja tão bem sucedida ou melhor que as edições anteriores, continuando a trabalhar para a valorização da serra algarvia.

A feira, organizada pela Associação "A Moira", em colaboração com a Autarquia de Alcoutim, abre às 16.00h e prolonga-se até às 24.00h.

Cartaz Feira de Artesanato

pdf artesanato.pdf

Um Exemplo a seguir pela Europa fora

Itália: imigração ilegal passa a ser crime
A Câmara dos Deputados italiana deu luz verde para que a imigração ilegal seja um crime em Itália, multando os clandestinos em 10 mil euros e enviando para a prisão quem lhes der guarida. Alargou ainda para seis meses o período de retenção dos indocumentados. 

O Governo italiano submeteu a uma moção de confiança - para agilizar a tramitação da lei, eliminando os debates - três emendas incluídas no projecto de lei sobre segurança que abarcam o tema da imigração, a criminalidade e a segurança do cidadão.

In Região Sul

Linces em cativeiro

Linces já têm casa no Algarve 
23-05-2009 

O felino mais ameaçado da Europa já tem instalações para procriar em Silves. Investimento de seis milhões de euros só recebe linces no final do ano.
 
lince2.jpg
Ver Galeria5
 

À primeira vista faz lembrar um campo de concentração: 14 espaços cercados com rede, no meio de uma serra, sem um 'pingo' de civilização à volta e um sistema apertado de videovigilância, vão servir para guardar e monitorizar os linces-ibéricos que derem entrada no mais recente Centro Nacional de Reprodução da espécie felídea.

“Fizemos o trabalho de casa e analisámos os erros dos outros centros para não os cometermos aqui. Temos um centro de reprodução do mais moderno que há e espero começar a receber os linces o mais cedo possível”, diz Artur Ribeiro, administrador da Águas do Algarve, empresa que financia a obra, que surge como medida de sobrecompensação devido à construção da Barragem de Odelouca.

“O mais cedo possível” está apontado para o “último trimestre de 2009”, afiança Tito Rosa, presidente do Instituto Conservação da Natureza e da Biodiversidade ICNB, entidade que vai gerir o Centro, localizado na Herdade da Santinha, em Silves.

“Não depende de nós. Existem outros centros espanhóis que querem alguns linces e estamos ainda à espera que seja dada a ordem do Parque Doñana [na Andaluzia] para enviar alguns espécimes”, explica.

"O processo tem também de passar por controlos sanitários e são esses procedimentos que têm de ser resolvidos. Não há nada de concreto que falte, apenas programar e executar", observa ainda Nunes Correia, ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional, que atendeu esta sexta-feira à cerimónia de inauguração.

Apesar de os linces terem um espaço para se reproduzirem em Silves, não serão soltos nas serras algarvias - por agora - , mas enviados para a Reserva Natural da Serra da Malcata onde estão a ser dados os últimos pormenores logísticos para os receber.

O ICNB está a fazer esforços para repopular a espécie de coelhos bravos (principal fonte de alimentação do lince-ibérico) nos locais onde os linces-ibéricos serão soltos, algo que não acontecerá tão cedo no Algarve.

“Queremos que os linces andem livres por Portugal e Espanha, mas antes temos de tomar todas as precauções para que não voltem a acontecer os erros que foram feitos e que quase os levou à extinção”, lembra Tito Rosa.

De recordar que a falta de coelhos bravos foi o factor principal que quase levou a espécie à extinção. Hoje em dia existem cerca de 200 linces-ibéricos em todo o Mundo.

O Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico tem capacidade para acolher 32 linces reprodutores, machos e fêmeas.


Tiago Griff

in Observatório do Algarve

domingo, maio 17, 2009

Flor de sal algarvia reconhecida a nível internacional

A flor de sal produzida em Tavira, por Rui Semião, foi distinguida com duas estrelas pelo International Taste & Quality Institute. 
florsalruisemiao.jpg
Ver Galeria
 

A distinção, que acontece pelo quarto ano consecutivo, será entregue no dia 28 de Maio, em Bruxelas.

O International Taste & Quality Institute (iTQi), de Bruxelas, é uma organização independente que se dedica a avaliar e a promover a comida e a bebida de todo o mundo (leia aqui).

A flor de sal é cristalizada em salinas de argila, situadas no Parque Natural da Ria Formosa. Trata-se de uma película fina de cristais que flutuam à superfície das salinas e que são recolhidas diariamente com recurso a utensílios próprios.

Para saber mais sobre a produção de flor de sal de Rui Semião clique aqui. O vídeo mostra de forma prática como é recolhido este produto gourmet apreciado e reconhecido em todo o mundo.

Ver Video:



domingo, maio 03, 2009

Retirado do Blog Pedra Formosa:


Sobre o Centenário de D. Afonso Henriques

A Direcção da Sociedade Martins Sarmento congratula-se com a recente aprovação pela Assembleia Municipal de Guimarães de uma moção onde se solicitava “ao Presidente da República que, como Chefe de Estado e sucessor no cargo do primeiro Rei de Portugal, promova, isoladamente ou em conjunto com o Governo e Assembleia da República, a comemoração nacional do 9.º centenário do nascimento do fundador da nacionalidade Portuguesa e primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques”.

A Sociedade Martins Sarmento, reconhecendo o esforço desenvolvido pela autarquia vimaranense para que em Guimarães o centenário seja assinalado de modo condigno com a dimensão de D. Afonso Henriques e com a sua ligação histórica a esta terra, entende que a comemoração afonsina não deveria passar sem a dignidade de uma celebração de dimensão nacional. Nesse sentido, dirigiu, a diversas autoridades ao Presidente da República, ao Ministro da Cultura, ao Presidente da Câmara Municipal de Guimarães e a outras entidades nacionais uma carta em que alertava para a efeméride e se disponibilizava para contribuir para que a que os 90 anos de Afonso Henriques fossem comemorados “com a dimensão e a dignidade devidas ao primeiro Chefe de Estado de Portugal”.

Aqui fica a transcrição da carta, enviada no dia 16 de Julho de 2008:

“A historiografia contemporânea tem como assente que D. Afonso Henriques nasceu no ano de 1109, pelo que no próximo ano passarão novecentos anos sobre o nascimento do fundador da nacionalidade portuguesa e do primeiro rei deste país.

O peso incontornável do vencedor de S. Mamede na nossa história e a relevância do papel do seu contributo para a formação deste país e para a sedimentação da nossa identidade colectiva impõem que o centenário seja assinalado com um programa de dimensão nacional, à altura da importância da efeméride.

A Sociedade Martins Sarmento vem por este meio dar a conhecer a Vossa Excelência a sua disponibilidade e a sua vontade para contribuir para que, durante o ano de 2009, 0 IX Centenário de D. Afonso Henriques seja comemorado com a dimensão e a dignidade devidas ao primeiro Chefe de Estado de Portugal.”

Das respostas recebidas destacamos a que foi recebida da Presidência da República, de 28 de Julho de 2008:

“Acuso a recepção e agradeço o envio da carta de V. Exa. de 16 do corrente, bem como disponibilidade manifestada pela Sociedade Martins Sarmento”.

E a que foi enviada do Ministério da Cultura, em 25 de Julho de 2008:

“Relativamente ao assunto em epígrafe, em resposta ao v/Ofício nº 657 de 16/07/2008, encarrega-me Sua Excelência o Ministro da Cultura de referenciar a recepção do mesmo e de agradecer a V. Exa. a vontade expressa de assinalar com a dimensão e a dignidade correspondente, e em sede própria, os centenários do nascimento do fundador e primeiro monarca de Portugal”.

Até ao momento, não há notícias de qualquer programa do Estado português para assinalar o centenário do nascimento do rei fundador. A Sociedade Martins Sarmento espera que a iniciativa da Assembleia Municipal ainda vá a tempo de produzir o efeito desejado e que o Estado português não deixe no esquecimento o primeiro responsável pelo nascimento do nosso país.

--------------------------------------
Claro que não vão fazer nada, o que importa neste momento é a crise, a palavra-chave que dão para todas as decisões que são tomadas, o que se vê é uma grande crise de valores, onde não existe sentido de comunidade, só egoismo, e as datas marcantes de um País já não são lembradas, só meia dúzia de pessoas é que se lembra, já o dia de Portugal querem passar para o dia de Portugal e das comunidades portuguesas. Estes chulos que nos desgovernam e nos roubam querem lá saber de quem amava a sua pátria e deu tudo por ela, o que lhes interessa é o seu bem estar, a identidade do povo não interessa nem convêm ser exarcebada, porque temos de abraçar as outras culturas, não podemos ter orgulho na nossa, o multiculturalismo é que é bonito. 
A Assembleia da República é um circo, o que é pior é que eles não são os palhaços, os palhaços somos nós! Os artistas são os deputados que comem a nossa conta e cospem na nossa História.