quarta-feira, outubro 22, 2008

Utilidades...

O carro de combate Leopard






Muita animação em Faro para receber comemorações do Dia do Exército

A cidade de Faro vai ter uma animação especial no próximo fim de semana. O Município vai receber e apoiar as comemorações do dia do Exército, de 23 a 26 de Outubro, com diversas actividades de carácter militar, cultural, desportivo e recreativo.

Trata-se de uma iniciativa com importância a nível nacional, que vem marcar e reafirmar a aposta do município na vertente cultural e Faro estará de “portas abertas” a todos os visitantes, sobretudo aos mais jovens, os quais poderão usufruir de diversas actividades.

A cerimónia e desfile militar, no dia 26, no Jardim Manuel Bivar, corresponderá ao ponto mais alto das comemorações, contando com a presença de cerca de 1200 militares.

Também neste dia será celebrada uma Missa na Igreja da Sé pelo Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, D. Januário Torgal Ferreira, e com transmissão em directo na RTP.

De 23 a 26, decorrerão as actividades complementares, com exposição de capacidades e meios, uma mostra daquilo que são os meios fundamentais do Exército, na Praça da Pontinha.

Neste local será apresentada a viatura de combate Leopard, com 60 toneladas, que chegará da Holanda, directamente para Faro, e que o Exército irá receber para estas comemorações.

Estarão ainda presentes outras viaturas militares e emblemáticas, como o Pandur, viatura com 8 rodas e de grande impacto.

Ainda na Praça da Pontinha os mais jovens terão acesso à Torre Multi-Usos que permitirá a realização de escalada, Slide e Rappel, sendo esta acção constantemente monitorizada por pessoal devidamente habilitado e garantindo a segurança pessoal dos participantes desta experiência.

Também no Jardim Manuel Bivar haverá uma exposição de materiais e pólos de experiência.

Estas exposições que decorrerão ao longo das comemorações estarão abertas ao público, com livre acesso, no seguinte horário: dia 23- 14:00 às 22:00; dias 24 e 25- 10:00 às 22:00 e dia 26- 12:30 às 20:00.

Destaca-se ainda, no dia 25 de Outubro, pelas 21h30, a actuação da Banda Sinfónica do Exército, composta por 105 músicos, com relevo a nível nacional e também internacional, e que proporcionará um concerto memorável no Teatro das Figuras, com entrada livre.

Ainda em parceria com a Universidade do Algarve, as comemorações irão incluir as Jornadas Académicas, no dia 24, no Campus de Gambelas, durante as quais serão apresentados três painéis: “A presença do Exército no Algarve ao longo da história”; “Fortificações e Arquitectura Militar no Algarve” e “Cartografia e Topografia”.

Durante estas apresentações, que decorrem das 10:00 às 16:00, decorrerá uma exposição de Cartografia: “Portugal em vésperas das Invasões Francesas”.

Através do programa das Comemorações do Dia Exército, em parceria com a Câmara Municipal de Faro, Diocese de Faro e Governo Civil, o Exército Português, organizador do evento, pretende divulgar o seu espírito e capacidades, transmitindo a ideia de um Exército participativo e aberto à sociedade.


PROGRAMA

De 23 a 26
Exposição militar de capacidades e meios do Exército- Praça da Pontinha
Torre multi-usos- escalada/rappel/slide- Praça da Pontinha
Exposição de materiais e Pólos de Excelência- Jardim Manuel Bivar
Horário:
Dia 23- 14:00»22:00
Dias 24 e 25- 10:00»22:00
Dia 26- 12:30»20:00

Dia 24
Jornadas Académicas- 10:00»16:00
10:30- Painel I- A Presença do Exército no Algarve ao longo da História
12:00- Painel II- Fortificações e Arquitectura Militar no Algarve
14:30- Painel III- Cartografia e Topografia
Exposição “Cartografia de Portugal em vésperas das Invasões Francesas”- durante o dia
Local: Universidade do Algarve- Campus de Gambelas- Auditório Verde
Apoio: UALg

Dia 25
08:00- Treino para a cerimónia militar
21:30- Concerto com a Banda Sinfónica do Exército- Teatro das Figuras
Com 105 músicos/ naipes de cordas, percussão e sopro

Dia 26
10:00- Missa de Acção de Graças e de Sufrágio- Sé Catedral
Presidida pelo Bispo das Forças Armadas e de Segurança, S. Exa. Ver. D. Januário Torgal Ferreira /com transmissão em directo pela RTP
11:30 - Cerimónia Militar (parada e desfile).- Jardim Manuel Bivar
Com mais de 1000 militares (componente operacional; vertente ensino)
Comando das Forças: Major-General Jerónimo
Salvas de Artilharia


Todas as iniciativas têm entrada livre


PELA NATUREZA...MAS MAIS PELA GANÂNCIA...

As Caldas de Monchique era um Paraíso...

Lembro-me bem de ir lá muitas vezes, quando a água era límpida e pura, quando era tudo muito natural...em estado selvagem. Agora está tudo muito artificial, retiraram a magia que aquele recanto tinha e neste momento é mais um local para os porcos burgueses "chuparem" o que conseguírem.

Devido à ganância, as Caldas de Monchique tornou-se uma estância turística, onde nem as pessoas da terra podem ir sem ter de pagar...enfim, é quem pode comer mais à conta de quem tem trabalhado sol a sol para que toda aquela terra continue com os seus produtos regionais e que aquelas paisagens continuem sempre férteis e bonitas.



NOTICIA:


Recuperação das Caldas de Monchique ganha prémio


22-10-2008 |

A vila termal das Caldas de Monchique foi distinguida, no passado dia 10, com o prémio Algarve Maximus, na categoria “Equipamentos e Serviços Turísticos”.

A iniciativa foi promovida pela Região de Turismo do Algarve (RTA), que reconhece assim o investimento da Fundação Oriente na recuperação do património. O projecto, distinguido no decorrer de uma cerimónia realizada em Vilamoura, visa “estimular a qualidade do turismo na região e motivar as entidades do sector a inovar e a elevar os níveis de excelência na prestação de serviços”. O júri dos prémios, composto por personalidades como Francisco Pinto Balsemão, Maria Barroso, Miguel Sousa Tavares e Ruy de Carvalho, nomeou três candidatos em seis categorias para votação, cabendo a escolha final ao público (através do portal da Região de Turismo do Algarve) e da Comissão Instaladora do Turismo do Algarve. A vila termal das Caldas de Monchique reabriu em 2001, depois de encerrada durante seis anos para recuperação total dos edifícios e do espaço envolvente. Actualmente, fazem parte da vila cinco hotéis, dois restaurantes, spa termal, piscinas exteriores, loja de conveniência e artesanato e o tasco Wine Bar. Localizada a 15 quilómetros de Portimão, em plena Serra de Monchique, “a Vila termal das Caldas de Monchique revela-se como o Algarve de eleição para os amantes da natureza, assim como um marco incontornável para quantos desejem conhecer o verdadeiro Algarve”, salientam os responsáveis. “Este prémio é o reconhecimento do investimento feito pela Fundação Oriente para a recuperação do património, a qual, também, não teria sido possível sem a cooperação da Câmara de Monchique, nomeadamente do presidente Carlos Tuta”, afirmou o director-geral Tiago Martins Barata.

terça-feira, outubro 21, 2008

"Algarviadas"

A AMÊNDOA FALHUDA

António Nunes


Por volta dos anos setenta (1970), teria a minha filha mais ou menos 8 anos, morávamos em Alverca do Ribatejo, onde eu exercia a minha actividade profissional. Num período das minhas férias, como era e ainda é tradição nos Algarvios, as ditas férias só podiam ser gozadas no Algarve.

Há uma expressão giríssima que é a seguinte: - A malta de todas as regiões do país, quando vai de férias diz que vai à terra. Vocês, Algarvios, quando chega essa época vão ao Algarve!...

Portanto pelas férias viemos ao Algarve, como já disse, a minha filha tinha oito anos.

Um dia na casa dos meus sogros, onde se praticava a linguagem, com um número bastante elevado de termos regionais, que eu deliberei chamar no meu Livrinho “ALGARVIADAS”. Onde se dizia normalmente farrobas, zêtonas, trigue, também figue e outros termos mesmo nossos, que agora não vou aqui espalhar.

A minha sogra ofereceu à minha filha, meia dúzia de amêndoas das de casca macia, daquelas que hoje poucas há, mas que se partiam a dente, quem tivesse boa dentição. A criança mesmo as amêndoas tendem a casca mol, viu-se aflita para partir uma, acabando por me pedir que as partisse.

Nesse meio tempo a avó perguntou à neta, se gostou das amêndoas, ao que a miúda lhe respondeu:

- Não sei vó!... Ainda não comi nenhuma!

Perante tal resposta a avó tornou a perguntar:

- Nêm ó men’s conseguiste partir uma?

A minha filha respondeu prontamente:

- Parti uma mas estava xôxa!

Aquela Avó que comia qualquer coisa ia morrendo engasgada. Tivemos que lhe dar a célebre receita - umas palmadinhas nas costas - para ajudar a desentupir o garganete.

Depois do desengasganço e já bem recomposta dizia:

- Ai esta criança, fala tão mal!...

-Môce tira as mãos das algebêras, vai trabalher débe!






O CIGANO COM O BURRO COXO


Quem conhece os ciganos e a sua conversa, quem vai na conversa deles está feito. Há o ditado popular que define bem a categoria dos ciganos, que é o seguinte:

“- Um olho no burro, outro no cigano”.

Eles para o negócio são peritos, são bem capazes de “vender” o pai e a mãe, ou os dois juntos, mas só entregar um, ou se possível nenhum.

Um dia numa feira um homenzinho do campo, foi vender um burro que estava velho e coxo. Mancava de uma pata da frente. Os ciganos fizeram negócio com o homem, compraram-lhe o burro e trataram de arranjar o burro. Tosquiaram-no, meteram-lhe uma albarda menos velha e, no que respeita ao coxear, trataram de amarrar à outra pata que não coxeava, um cordel e apertaram até o burro se encolher, pondo-o a andar coxeava das duas, o que dava ideia de ser um andar próprio daquele animal.

-Quem não é burro pensa assim. Cada burre coxêa à sua manêra.

Agora chegou a vez de os ciganos venderem o burro. Primeiro um cigano deu-lhe uma sova, para o animal ter medo dele. Sova essa que o burro, mal ouvia a voz do cigano queria fugir, dando ideia de vivacidade.

Foram ter com o tal homem, ex dono do jumento e mostraram-lhe o animal. Ele às primeiras impressões disse que era o mesmo burro, ao que os ciganos responderam:

-Ai vezinhe até fique mal desposte com a su conversa. Atão o vezinhe nã vêi qu’ é um alimal más nove, ... quer ver ele a andar, nã coxêa!

Puseram o burro a andar e o cigano que deu a surra no jumento aos berros, o pobre do burro cuidava de fugir mas não podia, estava seguro pela arreata, que também era nova. O nosso homem esteve um bocado a olhar para os malabarismos dos ciganos com o pobre do animal, até que disse que o burro tinha um andar esquisito. Voltam os ciganos com a retórica:

-Àí eu é que tou a fecar desquesite com a su conversa. Atão o burre é ó nã é benite, tem um andar todo vaidoso e o vezinho a pôr defêtos! Má tão quer ou nã quer comprar o burro?

O homem foi na conversa dos ciganos e comprou o burro, pelo dobro do dinheiro que tinha vendido. Burro não era o burro, burro foi o dono que foi na conversa da ciganada, acabando por comprá-lo.

Moral da história: - O comércio, ou negócio, é a prática da troca com um fim lucrativo.
“Descobrir a Via Algarviana” no próximo domingo

“Descobrir a Via Algarviana” é a sugestão do Ciclo de Passeios Natureza 2008 “Descobrir São Brás Pé Ante Pé” para o próximo domingo, dia 26 de Outubro, um projecto que visa potenciar o eco-turismo no Algarve interior.

O passeio do próximo domingo, com ponto de encontro pelas 09:30 horas, no Parque da Serra (em Parises) é um convite para conhecer este típico sítio serrano e andar a pé, por entre os estevais da Serra do Caldeirão, numa extensão aproximada de 9Km.

Os interessados devem contactar a organização, pelo telefone 289 840 005 ou e-mail municipe@cm-sbras.pt. Para quem desejar, a Câmara Municipal efectua transporte em autocarro municipal até ao ponto de partida, desde o Terminal Rodovário.

segunda-feira, outubro 20, 2008

6º Encontro de Arqueologia do Algarve

A Câmara Municipal de Silves, em conjunto com o IGESPAR, a Universidade do Algarve e o Campo Arqueológico de Mértola, promove o 6º Encontro de Arqueologia do Algarve - O Gharb no al-Andalus. O encontro decorre nos próximos dias 23, 24 e 25 de Outubro de 2008, em Silves (na FISSUL).

José Luís de Matos, Pioneiro da Arqueologia Medieval Islâmica no Algarve, será a figura homenageada nesta edição.

Na verdade, este evento é, provavelmente, o mais importante seminário de carácter científico relacionado com a Arqueologia, que se realiza no sul do país e junta especialistas de renome mundial, tais como Juan Zozaya, Guillermo Rosselló-Bordoy, Maria de Jesus Viguera, Manuela Marín, Christine Mazzoli-Guintard, Christophe Picard, Pierre Guichard ou o português Cláudio Torres (responsável pelo Campo Arqueológico de Mértola). Este e muitos outros participantes discutirão temas que permitirão uma melhor compreensão da importância do O Gharb no al-Andalus. Para Silves, esta temática é da maior relevância, dada a conhecida relação histórica desta cidade com este período importante de presença muçulmana na Península Ibérica.

Todos os painéis serão seguidos de debates, que permitirão enriquecer a partilha de ideias e estarão, igualmente, disponíveis 20 posters de diferentes investigadores, que permitirão que os participantes tomem contacto com diferentes investigações.

A ficha de inscrição deste evento está disponível no site da Câmara Municipal de Silves, no link que a seguir se indica:

(http://www.cm-silves.pt/portal_autarquico/silves/v_pt-PT/pagina_inicial/noticias/Encontro+de+Arqueologia.htm ) e poderão solicitar-se mais esclarecimentos ao Sector de Arqueologia, através do telefone 282 440 800.