segunda-feira, janeiro 25, 2010

O MELHOR ROTEIRO POR TERRAS DA TRADIÇÃO






http://www.aldeiasdeportugal.pt/PT/popup_planta.php?planta=aldeia_10002_planta.swf





A vila de Soajo, característica nas suas formas particulares de vivência e organização social e económica, é provavelmente um dos destinos concelhios mais divulgados e conhecidos, integrando uma área geográfica que foi concelho até à reforma liberal do século XIX.
O meio envolvente...
Características da área geográfica da serrania da Peneda, Gerês e Amarela, o sistema de habitat de "brandas" e "inverneiras" é um marco referencial da maior singularidade e interesse etnológico e patrimonial.


A branda é um espaço de uso mais sazonal, com uma ocupação secundária, conectada sobretudo com os usos agrícolas e pastoris de Verão, por oposição à inverneira tradicionalmente de cariz mais permanente. Ocupam geralmente cotas de terreno a cima dos 600 metros, substancialmente mais altas que as inverneiras a que se associam.


No concelho o número de brandas é significativo, com representações singulares em Bosgalinhas, S. Bento do Cando, Mosqueiros, entre outras. Nas áreas espaciais de Soajo e Sistelo as brandas recebem somente o gado e pastores, integrando por tal estruturas de abrigo bastantes desenvolvidas.


A aldeia do Soajo é também famosa pelo vasto conjunto de espigueiros erigidos sobre uma enorme laje granítica, usada pelo povo como eira comunitária. O mais antigo data de 1782. Estes monumentos de granito foram construídos na altura em que se incrementou o cultivo do milho e serviam para proteger o cereal das intempéries e dos animais roedores. As suas paredes são fendidas para que o ar circule através das espigas empilhadas. No topo são geralmente rematados por uma cruz, que significa a invocação divina para a protecção dos cereais. Parte destes espigueiros são ainda hoje utilizados pelas gentes da terra.


Como chegar...
Do Porto: Siga pela A3 em direcção a Valença. Saia ao Km 78 em direcção aos Arcos de Valdevez, após pagar a portagem siga no IC28 até à vila dos Arcos. Aí siga as indicações para o Soajo/Mesio/Parque Nacional de Peneda Gerês. Cerca de 3 km depois dos Arcos de Valdevez encontrará uma estrada à sua direita que o conduzirá até Soajo (18 km).




Aglomerado Rural de Assureira
Na estrada de Soajo para a Peneda encontramos este núcleo rural. Possivelmente o mais preservado aglomerado da Peneda-Gerês. As construções são todas em granito com a patine do tempo bem presente, o que funde o casario com a encosta onde foram construídas. Os lameiros desenvolvem-se em socalcos e acompanham a descida da encosta desde a aldeia. Destaque para os espigueiros, a ponte, os moinhos de água e a antiquíssima calçada granítica.
Aglomerado Rural do Soajo
O Soajo é um aglomerado populacional centrado em redor de uma praça para a qual convergiam outrora, todos os caminhos e ruelas do sitio. É um curioso urbanismo radial, com leque mais amplo para Sul e para a mancha dos campos e ruelas, cheias de cotovelos, ainda hoje mais passeadas pelos animais e aves de capoeira que pelos homens.


Antas da Serra do Soajo
Integrado no conjunto de monumentos megalíticos conhecidos como Antas da Serra do Soajo, o Núcleo Megalítico do Mezio incorpora cerca de uma dezena de monumentos, distribuídos por uma zona planáltica de cerca de 2km, datados com mais de 5000 anos.


O grupo megalítico do Mezio é um caso raro de importância, não só pela informação científica que permitiu colher, mas também pela recuperação e valorização patrimonial de um período tão remoto e único.


Branda de Mosqueiros
A Idade Média marca a época de construção da Branda de Mosqueiros, um povoado sazonal apenas de pastoreio, muito bem integrado na paisagem. Conjunto de abrigos de falsa cúpula construídos com lajes de granito sumariamente afeiçoadas, disseminados ao longo da chã, dispondo apenas do piso térreo. Junto de cada abrigo, desenvolve-se um pequeno cercado para o gado, fronteiro à estrada. No interior dos abrigos o piso é de terra batida.


Espigueiros do Soajo
Estes espigueiros distribuem-se, uns junto dos outros, pela superfície de um volumoso afloramento de granito, que serve de eira colectiva. São vinte e quatro espigueiros de tipo galaico-minhoto, de corpo baixo e alongado com construcção em pedra, variando a forma dos esteios da cobertura, nas mesas e padieiros. Caracterizam-se pleas fendas verticais no canastro, pelos telhados de duas águas e pilares de sustentação.


Com elementos arquitectónicos integráveis nos séculos XVIII e XIX, encontram-se classificados como Imóvel de Interesse Público


Igreja do Soajo
Interessante templo em cantaria, com torre sineira adossada à direita da frontaria. Possui um singelo mas elegante escadório.


Pelourinho do Soajo
A praça da aldeia do Soajo é presidida por um pelourinho, o qual está classificado como Monumento Nacional, com um simples esteio ao alto, muito próximo do habitual «tronco» do século XIII. É um monumento tosco, de enorme valor histórico e etnográfico - testemunho do tempo em que esta povoação serrana foi vila. A data da sua edificação é incerta, embora o foral dado à vila por D. Manuel em 1514 possa lançar a sua construção, iniciando a sua funcionalidade de marco jurisdicional.




Localidades relevantes nas proximidades da aldeia























domingo, janeiro 24, 2010

Terras de Tradição

Uma riqueza inigualável














GASTRONOMIA - O BELO COZINHO COM PORCO BISARO







AS MINIATURAS - ESPIGUEIRO





CASA TÍPICA DE PEDRA




sábado, janeiro 16, 2010

Homenagem aos Contemporâneos, em especial ao grande artista Nuno Lopes

Passeio no Paraíso...


Trilho interpretativo do Mezio
Trilho de Ramil
Trilho da Travanca
O Ciclo do pão
Trilho Pertinho do Céu
Trilho do Urzal
Trilho Megalítico do Gião
Trilho do Penedo Grande
Trilho das Brandas
Trilho da Peneda
Trilho do Mezio
Passeio a cavalo por terras do Vez
Trilho Lamas de Mouro - Soajo
Trilho das Brandas do Sistelo
Trilho das Brandas e Inverneiras
Ciclovia do Rio Lima / Troço da Laranja
Trilho do Glaciar e do Alto Vez
Trilho Moinhos do Soajo
As Serras do Soajo e Peneda a Cavalo

O meu próximo banquete : GASTRONOMIA MINHOTA



Arroz de tordos (malandro)

Charutos de ovos

Rojoada

Bacalhau à Lagareiro

Cozido á minhota

Sopa Couve com feijão

A minha próxima paragem: ARCOS DE VALDEVEZ


Mosteiro de Ázere
Ponte Velha do Ermelo
Branda de Mosqueiros
Casa de Valverde
Torre, Casa e Quinta de Aguiã
Casa Solarenga na quinta do Requeijo
Castelo de Sistelo
Igreja Paroquial de São Paio e escadaria
Povoado Castrejo de Álvora
Igreja Matriz de Arcos de Valdevez
Ponte de Sistelo
Cruzeiro do Senhor dos Milagres
Ponte de Ázere
Ponte Medieval de Vilela
Ponte de Sistelo de jusante
Igreja da Misericórdia
Complexo Arqueológico do Gião
Lar Cerqueira Gomes
Ermida de Nossa Senhora dos Aflitos
Prédio sito no Campo do Translandário
Ponte do Mezio
Antas da Serra do Soajo
Casa da Andorinha
Cruzeiro do Senhor dos Perdidos de São Paio
Mosteiro de Ermelo
Pelourinho do Soajo
Casa da Ponte
Edifício dos Paços do Concelho
Ponte de Cabreiro
Conjunto de todos os Espigueiros do Soajo
Casa do Terreiro nº 5 - 15