terça-feira, outubro 30, 2007

Festas Gastronómicas e Populares - Algarve



São Bartolomeu de Messines promove Semana Gastronómica



Durante uma semana, São Bartolomeu de Messines vai render-se aos melhores sabores tradicionais, muitos deles próprios desta freguesia de Silves.

A 2.ª Semana Gastronómica de São Bartolomeu de Messines vai decorrer entre os próximos dias 3 e 10 de Novembro, com a participação de 12 restaurantes da freguesia.







Castanha é cabeça de cartaz no concelho de Monchique


Dia 1 de Novembro, realizam-se três eventos no concelho de Monchique que pretendem “referenciar um dos produtos serranos mais apreciados e recuperar os tradicionais magustos”.


Em Marmelete, vai decorrer a Festa da Castanha, uma iniciativa da junta de freguesia local que já vai na sua 14ª edição. O evento vai ter lugar no largo junto à Casa do Povo e, para além das castanhas, gratuitas, também vai dispor de barraquinhas com petiscos serranos, com destaque para o porco no espeto, javali e filhós.

A animação será assegurada por Tânia e suas bailarinas, às 18h30, e baile com o acordeonista Fernando Pereira, a partir das 20h00.


No mesmo dia, a junta de freguesia de Alferce promove, junto à Casa do Povo, mais uma edição do Magusto Popular naquela localidade.

Na edição deste ano, os visitantes poderão encontrar as tradicionais castanhas assadas e água pé, assim como uma mostra de produtos e artesanato local, a partir das 11h00.

A animação inclui uma aula de ioga (11h00), uma exposição de bordados na Casa do Povo de Alferce (a partir das 14h00), um baile com Telma Santos (15h00) e um espectáculo com os Broa de Mel (18h00).


O terceiro evento dedicado à castanha no concelho de Monchique é o IV Passeio TT Serra de Monchique – Rota da Castanha, que propõe este ano um percurso turístico todo-o-terreno pelo interior do concelho, nos próximos dias 3 e 4.

Este passeio passará pelas três freguesias do concelho (Alferce, Marmelete e Monchique), “promovendo o conhecimento da gastronomia, das tradições e dos valores monchiquenses”, adianta a organização.



Sem comentários: