Lenda de São Martinho (Martinho de Tours)
Segundo a lenda, quando era ainda soldado, ocorreu o que tornou São Martinho de Tours conhecido em todo o mundo. Ao entrar pelo portal da cidade de Amiens, montado no seu cavalo, deparou-se com um pobre homem praticamente sem roupas (era um inverno muito rigoroso), e ao ver que ninguém o ajudava, mesmo pessoas com muito mais posses que ele, tentou ajudá-lo a proteger-se do frio congelante, para isso cortou a sua manta militar ao meio, o seu único bem real naquele momento, e ofereceu o pedaço ao homem. Na mesma noite teve uma visão na qual vislumbrou a face de Cristo, que estava vestindo a manta dada ao mendigo, e assim São Martinho crê que aquele a quem ajudara era Jesus Cristo.
Em Portugal, a festa de São Martinho é uma celebração religiosa, de origem pagã, de homenagem ao santo conhecido como o "padroeiro dos bêbados"; é a celebração do vinho novo.
São Martinho chegava a ser representado, nas festas em sua homenagem, pela “figura de um beberrão”. O seu dia de comemoração é 11 de novembro, dia da festa em sua homenagem.
Simbolicamente, em algumas regiões de Portugal, na festa do São Martinho o chifre era usado como símbolo da embriaguês e concedido solenemente, como condecoração, a quem mais se tivesse destacado na degustação da bebida; ou era deixado à porta de algum beberrão. O chifre era levado solenemente na procissão pelos “irmãos de são Martinho”.
Provérbios:
"Dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho"
"Dia de São Martinho, lume, castanhas e vinho"
"No dia de São Martinho bebe o vinho e deixa a água para o moinho"
Branco, Cecilia. Revista Lusitana, De um símbolo popular na festa de S. Martinho. Volume I. Livraria Portuense, 1888-1889
Vai a junta de Freguesia de Alferce assinalar o dia 1 de Novembro, dia de todos o Santos, com a organização do magusto popular de Alferce.
Neste não faltará as castanhas assadas, água pé, mostra de produtos locais e artesanato local e muita animação.
Programa:
11H00 - Abertura da Mostra de Produtos Locais e Artesanato (Tasquinhas)- Aula de IOGA - participação livre (Monitora Ana Marques)
14H00 - Abertura da Exposição de Bordados Casa do Povo de Alferce
15h00 - Baile TELMA SANTOS
18H00 - Animação Musical BROA DE MEL
Feira de São Martinho
O Dia de São Martinho vai ser comemorado com castanhas assadas, água-pé e um passeio pedestre pela cumeada de Alta Mora, no concelho de Castro Marim.
O passeio tem início marcado para as 9h30, dia 11 de Novembro, com partida do edifício da antiga Escola Primária de Alta Mora.
O percurso, com cerca de oito quilómetros, vai passar pelos trilhos da Cumeada de Alta, com descida à Ribeira do Beliche e passagem por algumas povoações locais, terminando com um almoço convívio.
Para a parte da tarde, a partir das 14h30, está programado o tradicional Magusto de São Martinho, onde não vão faltar as castanhas assadas, o vinho caseiro, a jeropiga e outros petiscos.
O Rancho Folclórico de Santa Catarina e um baile com Carlos Brito são os elementos musicais convidados para animar a festa.
O Magusto de São Martinho é organizado pela Associação Recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos de Alta Mora (ARCDAA), com o apoio da Câmara Municipal de Castro Marim e da Junta de Freguesia de Odeleite.
Os interessados podem inscrever-se no passeio pedestre na ARCDAA, através do telemóvel 965284657 ou e-mail arcdaa@sapo.pt. A inscrição custa 6 euros e inclui seguro, carro de apoio e almoço.
São Martinho festejado em Moncarapacho
A Casa do Povo de Olhão, com sede em Moncarapacho, está a organizar actividades no âmbito da tradicional época de S. Martinho.
Sem comentários:
Enviar um comentário