sexta-feira, junho 29, 2007

Contra o abandono dos animais no Verão:acolha um animal durante as férias


Deixar o cão ou o gato com uma família de acolhimento, no período de férias,em troca de receber os animais de outra família, mais tarde, é a proposta que a Câmara Municipal de Lisboa (CML) para combater o abandono dos animais domésticos na altura do Verão.


A iniciativa lançada esta Segunda Feira, parte do Departamento de Higiene e Resíduos Sólidos (DHURS) em parceria com a Liga Portuguesa dos Direitos dos Animais e a SOS Animal.


O Objectivo é criar uma "bolsa"(grupo-intercâmbio) de voluntários donos de animais que tomarão conta entre si dos animais cujos donos tiverem de se ausentar temporariamente. Deste modo, quando necessitarem existirá sempre alguem que tome conta do seu animal.

O programa pretende ainda criar um registo de famílias de acolhimento temporário, com quem as pessoas possam deixar os animais de outras famílias.

Este programa de intercâmbio já vai na 5ª edição. Contudo a responsável diz "As pessoas não aderem muito porque gostam de deixar os animais com outras pessoas quando vão de férias, mas depois não querem tomar dos animais dos outros".Por isso tem se verificado tanto um aumento dos preços de hoteis para cães, assim como um aumento dos animais que aparecem nas ruas de Lisboa. São infelizmente poucas (cerca de 30) as pessoas a participar neste programa.

No caso de se confirmar o abandono de um animal e identificar o dono, é lhe instaurado um processo ppela Direcção Geral Veterinária e pode ser punido com uma coima de 500 Euros.

De acordo com os dados do último ano entraram no Canil/Gatil Municipal cerca de 1600 cães e 1100 gatos. Destes foram apenas adoptados 347 cães e 135 gatos...


Está disponível uma linha directa :213253555
E um mail:dhurs@cm-lisboa.pt

Para informação e para todos os que possam ajudar nesta causa!

Sem comentários: